Campanha Nacional 2015
Campanha nacional 2015: assembleia aprova propostas
Sindicato participa de conferência da Regional 5, que define aumento real de 5%
Sindicatos e federações propõem ampliar discurso da campanha salarial
Disputar a narrativa da sociedade. Este foi o sentimento que ficou da primeira discussão sobre mídia da Campanha Nacional dos Bancários 2015, realizada pela Contraf-CUT em São Paulo. Dirigentes do Comando Nacional, sindicatos, federações, diretores de comunicação, jornalistas e publicitários das entidades avaliaram que está na hora da campanha ir além das questões financeiras e o momento é de garantir os direitos dos trabalhadores e avançar nas conquistas.
"Além dos bancários, que estão em seus postos de trabalho, a nossa peça de mídia também precisa dialogar com a população e despertar a atenção dos clientes sobre as condições de trabalho no ramo financeiro. Estamos vivendo um período de grande tensão para os trabalhadores, com risco de terceirização e perda de direitos. E a categoria bancária sempre tem um grande poder de mobilização", explica o secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Gerson Pereira.
A otimização das redes sociais foi outro consenso entre os presentes. Para eles, essa é a melhor opção para falar com cada trabalhador e, principalmente, com os mais jovens. Outra necessidade é a pesquisa online para conhecer os anseios da categoria.
Também foi proposta a criação de um coletivo de imprensa que se reúna o ano todo e não só na época da campanha, para tratar questões que ficam em segundo plano, em detrimento do aumento real e outros temas pontuais da campanha.
Fonte: Contraf-CUT

Consulta da início a Campanha Nacional 2015
Questionário que vai definir prioridades da pauta de reivindicações já está disponível
Com o objetivo de colher as opiniões dos bancários para que, a partir das respostas, sejam elencadas as prioridades da categoria para pauta de reivindicações, a consulta dá inicio a Campanha Nacional dos Bancários 2015.
O questionário pode ser acessado através do site (clique AQUI para acessar) ou ser solicitado com o diretor do Sindicato que visita sua agência.
É muito importante que todos os trabalhadores bancários da Região participem, pois a consulta traz questões como o índice de reajuste mais justo e prioridades nas áreas de saúde, segurança e condições de trabalho. Não é necessário que o bancário se identifique.
O resultado da consulta serão tabulados e os dados reunidos para aferição, permitindo assim um diagnóstico nacional.
Com esses dados em mãos, a pauta de reivindicações será construída nos encontros estaduais e definida na Conferência Nacional, que ocorre em julho.
"A participação dos bancários desde a origem da campanha, através dessa consulta fortalece a categoria permitindo, assim, um avanço nas conquistas a cada ano", disse Eric Nilson, presidente do Sindicato.
No ano passado, por exemplo, a campanha trouxe como conquista o aumento real nos salários pelo décimo primeiro ano consecutivo, além de crescimento na PLR e vale-cultura entre outras conquistas.