Participação feminina é muito pequena; em duas das sete cidades, câmaras não têm representantes mulheres
As sete cidades do ABC iniciam as novas legislaturas nas câmaras municipais, com a posse de 150 vereadores ontem, 1.
A cidade com mais parlamentares é São Bernardo, com 28 representantes. São 23 homens e apenas cinco mulheres que vão compor a nova legislatura: Ana Nice e Ana do Carmo (ambas do PT), Nina Braga (PL), Sandra do Leite (Podemos), e Luana Eloá (MDB).
Ana Nice será vice-presidente da Câmara, assumindo a mesa diretora. Ela é a primeira mulher vice-presidenta da Câmara Municipal de São Bernardo: desde Tereza Delta - na década de 50 -, não havia participação feminina na mesa diretora do Parlamento.
Em Santo André, a Câmara passará de 21 para 27 vereadores. A única mulher da Casa é a vereadora reeleita Ana Veterinária (PSD).
Já São Caetano também tem uma única mulher no Legislativo, a vereadora do PSOL Bruna Biondi, a mais votada na cidade. São 21 representantes no total.
Em Diadema, onde a maior bancada será o PT, são 21 legisladores. A cidade terá duas mulheres no Legislativo: Patty Ferreira (PT) e Fernanda Durães (MDB).
Única cidade a ser governada pela esquerda após a reeleição de Marcelo Oliveira (PT), Mauá conta com 23 vereadores, sem nenhuma mulher.
Ribeirão Pires, por sua vez, tem 17, sendo duas mulheres: Amanda Nabeshima (PP) e Fernanda Henrique (PT).
E na menor cidade do ABC, Rio Grande da Serra, são 13 representantes. Assim como Mauá, a cidade não elegeu uma mulher para o próximo quadriênio.
Prefeitos - Os prefeitos eleitos e reeleitos do Grande ABC também tomaram posse ontem, 1. Cinco são novos e dois foram reconduzidos ao cargo.
Gilvan Junior (PSDB) assume a Prefeitura de Santo André sucedendo Paulo Serra (PSDB). Tite Campanella (PL) que já que ocupou o Palácio da Cerâmica em caráter interino durante um ano, é o prefeito de São Caetano.
Marcelo Lima (Podemos) assume São Bernardo e, Taka Yamauchi (MDB), Diadema. Em Rio Grande da Serra o novo prefeito é Akira Auriani (PSB).
Os dois prefeitos reeleitos são Guto Volpi (PL), em Ribeirão Pires, e Marcelo Oliveira (PT), em Mauá.
Fontes: RD e DGABC