Só entre os bancários da região foram registrados dez óbitos por conta da covid-19
A imprensa regional destaca nesta sexta, 20, que o Grande ABC concluiu a vacinação da população adulta com pelo menos uma dose do imunizante contra a covid-19. Apesar da boa notícia, o Sindicato lembra que não se pode esquecer que muitas mortes poderiam ter sido evitadas se a vacinação tivesse chegado antes no País e a categoria bancária fosse considerada prioritária – isso chegou a ocorrer, mas não se tornou realidade na nossa região, apesar das muitas iniciativas promovidas pela entidade em prefeituras, câmaras e consórcio intermunicipal.
“Quanto mais pessoas vacinadas, mais rapidamente enfrentaremos o vírus. No entanto, pelo menos na nossa base 10 pessoas poderiam ter tido uma chance de sobreviver à doença se tivessem tido acesso à vacina”, afirma o secretário de imprensa, Belmiro Moreira. Ele destaca, também, que o fato de receber a vacina não deve dar motivo a descuidos, pois a variante Delta está ativa e pode novamente colapsar os serviços de saúde no País. Continuar com o uso da máscara, usar álcool gel e evitar aglomerações ainda são atitudes fundamentais para manter a doença afastada - veja, abaixo, a relação de pessoas mortas em decorrência da covid-19 na categoria bancária do Grande ABC.
As cidades da região já iniciaram o agendamento para a imunização de adolescentes com comorbidades com menos de 17 anos. A aplicação das doses ocorre conforme o número de doses recebido individualmente pelas prefeituras, que realizam a imunização de acordo com suas particularidades.
Mortes por covid-19 na categoria bancária do Grande ABC
1. EDSON APARECIDO DA SILVA - Bancário do Bradesco em São Bernardo e integrante do conselho de diretores do Sindicato, Edson faleceu no início de junho de 2021.
2. SÉRGIO JAROLA - Consultor contábil do Sindicato há várias décadas, Sérgio, 68 anos, ajudou a colocar em ordem as finanças da entidade quando a Oposição assumiu em 1994. Morreu de infarto causado por complicações da covid-19.
3. Ivo Francisco de Paula da Costa - Delegado sindical e bancário do Banco do Brasil, trabalhava em Diadema e tinha 47 anos.
4. Fábio Peixoto - Fábio era bancário na agência Paulicéia (São Bernardo) da Caixa.
5. Rafael Mansilla - Trabalhador do Itaú, agência 1690, Bairro Assunção, São Bernardo.
6. Júlio Nascimento - Júlio morreu aos 65 anos, em 5 de outubro de 2020. Foi dirigente do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista, assessor na Fetec e, desde 1994, do Sindicato dos Bancários do ABC,
7. Marcelo Marchesan - Bancário do Bradesco/ HSBC-Bamerindus. Faleceu em 30 de junho de 2020, por infarto causado em decorrência da covid-19.
8. Sueli de Castro Brito – vigilante da agência Magnólia da Caixa, no centro de São Bernardo, Sueli tinha 58 anos e morreu em 1º de julho de 2020.
9. - Silvia Jovina dos Santos – Trabalhava na ag. 5417, Jardim campanário, em Diadema. Tinha 59 anos de idade e 32 de banco.
10. José Ricardo do Santos Thomaz – Da ag. 3797, Itaú Personnalité, em São Bernardo. Tinha 34 anos de atuação no banco e morreu aos 52.