Área restrita

Sindicato participa da 21a Marcha do Dia da Consciência Negra em SP

Notícias
Tipografia

Lema destacado foi “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”

 

21a marcha consciência negraO Sindicato participou nesta quarta, 20, da 21ª Marcha da Consciência Negra, realizada na avenida Paulista. A manifestação celebrou a diversidade e reivindicou igualdade e respeito à população negra. Esta é a primeira vez que o 20 de novembro é comemorado como feriado nacional, após sanção da lei 14.754 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na 21ª marcha o lema destacado foi “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”, com manifestações culturais e discursos de parlamentares e representantes de entidades de movimentos negros. 

“Sabemos que ainda há muito a conquistar quando se trata de igualdade. Homens pretos são as principais vítimas de mortes no País, inclusive nas abordagens policiais, e mulheres pretas ganham menos e são mais discriminadas. É um cenário violento que precisa de mudanças urgentes”, destaca o diretor de Comunicação do Sindicato e da CUT-SP, Belmiro Moreira, lembrando que essa é uma luta permanente e que interessa a todos que buscam uma sociedade igualitária.

A marcha deste ano também prestou homenagem a uma das lideranças históricas do movimento negro, o ex-diretor da Fundação Perseu Abramo e dirigente da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge, que morreu em junho passado. 

História - O dia 20 de novembro foi escolhido para representar a consciência negra porque nesta data, em 1695, foi assassinado o líder negro Zumbi dos Palmares. Ele comandou a resistência contra a escravidão em um conjunto de quilombos que existiu por cerca de um século, onde hoje é a cidade alagoana de União dos Palmares, deixando um legado de resistência pela construção de uma sociedade igualitária.

 

Para acessar as fotos, clique aqui.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS