Agência discutiu ontem a elaboração de planejamento estratégico para a região
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC discutiu nesta quinta, 1, a elaboração de planejamento estratégico para tentar retomar o desenvolvimento socioeconômico da região. O objetivo é que essa retomada aconteça com a implementação de projetos de curto, médio e longo prazo.
O novo presidente da agência, o metalúrgico Aroaldo Oliveira da Silva, já vem realizando reuniões com diversos segmentos da região para que a entidade volte a ser um polo de transformações, a partir de ações nas cidades que formam o Grande ABC.
Para Belmiro Moreira, que representou o Sindicato no encontro, além de retomar a importância do consórcio e da agência é preciso resgatar o fórum da cidadania do ABC, reunindo os atores sociais da região e fortalecendo a discussão das políticas públicas de inclusão social. “O desenvolvimento econômico da região passa por essas ações”, destaca.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC atua como braço tático e operacional do Consórcio Intermunicipal, em especial nos assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico. Ela foi criada em outubro de 1998 com a missão de unir instituições públicas e privadas no desenvolvimento econômico sustentável da região.
Além do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (representando as sete prefeituras da região), reúne empresas do Polo Petroquímico, instituições de ensino superior regionais, associações comerciais e Industriais e sindicatos de trabalhadores.