Protesto acontece nesta sexta, 16
O Sindicato dá prosseguimento nesta sexta, 16 de outubro, às ações contra as demissões nos bancos. As atividades acontecem em agências bancárias da cidade de Diadema, denunciando a quebra de compromisso dos bancos, reivindicando mais empregos e o fim das dispensas.
As demissões ocorrem nos bancos Bradesco, Itaú, Mercantil e Santander, que haviam negado promover dispensas durante a pandemia. As atividades promovidas pelo Sindicato já aconteceram em vários municípios da região e devem continuar na próxima semana.
As demissões começaram pelo banco Santander no início de junho, mesmo o Brasil sendo responsável por 32% do lucro mundial do banco. Já o Itaú mandou embora, de uma só vez, 130 funcionários da área de Veículos, além de outros em agências, apesar de ter obtido lucro líquido de R$ 28 bilhões no ano passado e, nos seis primeiros meses de 2020, R$ 8 bilhões.
O Bradesco também já demitiu 427 trabalhadores e, no Mercantil do Brasil, foram promovidas dispensas e anunciado o fechamento das plataformas de serviços em Salvador, Brasília e Recife. Além das ações em locais de trabalho são realizados tuitaços para defender o emprego bancário. Acesse as redes sociais do Sindicato e participe!