Sindicato destaca importância da democracia e alerta para as fake news e uso da IA
A campanha eleitoral 2024 começa oficialmente nesta sexta, 16. Os brasileiros vão eleger novos vereadores e prefeitos em outubro, e o Sindicato vem reforçar a importância da democracia e o ensejo de que seja uma disputa de alto nível, com prioridade à cidadania, inclusão e justiça social.
É preciso lembrar, também, que nesse momento é fundamental ficar atento para evitar cair em fake news, as notícias falsas. Busque sempre fontes seguras, não espalhe qualquer informação que aparecer antes de checar se é verdadeira. Essa eleição também fará a estreia dos recursos de Inteligência Artificial, a IA, que é permitida desde que informada.
As novas tecnologias de IA são capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. Como ainda não existe uma legislação sobre ela no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou regras para regular sua utilização nas propagandas eleitorais. Assim, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.
Também há a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”.
“A campanha eleitoral está em curso e, embora as novas tecnologias possam auxiliar, temos que ter muito cuidado. Vamos acompanhar os debates, ver a performance dos candidatos, vamos pesquisar sobre eles, de onde vieram, o que propõem, quem representam”, destaca o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti, lembrando que também há candidatos comprometidos com os interesses dos trabalhadores bancários, e é importante que a categoria tenha representantes em todas as esferas, inclusive a municipal.
As propagandas eleitorais também começam hoje (16), mas o horário eleitoral gratuito em rádio e TV deverá ocorrer de 30 de agosto a 3 de outubro. Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade nas campanhas eleitorais pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.