Assembleia aprovou Comissão Eleitoral, relação de empresas com CSE e o número de representantes
Os metalúrgicos do ABC aprovaram ontem (26) em assembleia, por unanimidade, o início do processo eleitoral naquele Sindicato. É a nona vez seguida renovam direção escolhendo diretamente seus representantes nos locais de trabalho por meio dos Comitês Sindicais de Empresa (CSEs). O presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti, e os diretores sindicais Otoni Lima e Belmiro Moreira (representando também a CUT ABC e CUT SP, respectivamente) acompanharam a assembleia.
Foram definidos o calendário, a Comissão Eleitoral e a relação de fábricas com Comitês Sindicais. Serão 46 empresas da base com 156 representantes dos CSEs e o CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), com 6 membros. O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, afirmou que o Sindicato faz questão de dar publicidade ao processo eleitoral porque tem uma coisa que poucos sindicatos têm: organização na base.
Selerges agradeceu ainda aos companheiros parlamentares e representantes sindicais presentes. “Há muito tempo temos passado por uma tempestade política muito forte, que começou em 2013, nas manifestações pelo Passe Livre. E essa casa, em nenhum momento, por mais difícil que fosse, abandonou a luta pela democracia no nosso País. Não tem representação maior que trabalhadores elegerem representantes nas esferas municipais, estaduais e federal. Isso é exercício da democracia”, definiu.
Organização - O modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, fortalece a categoria no local de trabalho e garante representatividade no chão de fábrica. Esta será a 23° direção da categoria eleita desde 1959 e o processo é dividido em duas etapas: no primeiro turno são eleitos os CSEs e, no segundo turno, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.
Confira imagens e vídeo com o presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti - clique aqui.
Redação, com informações do SMABC