Neiva Ribeiro e Aline Molina, respectivamente presidentas do Seeb-SP e da Fetec-SP, participaram da reunião de planejamento com a diretoria dos Bancários do ABC ocorrida no último 11 de abril
A diretoria do Sindicato se reuniu no último 11 de abril, no espaço Alto da Serra, em São Bernardo, para discutir o planejamento da entidade.
A atividade, já tradicional, proporciona o debate e a elaboração de propostas e ações para o trabalho sindical. Para o presidente da entidade, Gheorge Vitti, é um momento fundamental para propiciar a reflexão e definir ações relacionadas à categoria, ao mundo do trabalho e outras de esfera nacional.
“Temos em discussão as novas tecnologias, o fechamento de agências bancárias, a terceirização, a saúde dos bancários, e precisamos buscar caminhos para responder a essa realidade. E também as pautas da classe trabalhadora, como por exemplo a isenção do IR a quem ganha até R$ 5 mil e na PLR. Precisamos de organização e planejamento de nossas estratégias”, afirmou
O encontro contou também com representantes de outras entidades de defesa da categoria bancária, como a presidenta do Sindicato dos Bancários de SP, Neiva Ribeiro, e a presidenta da Fetec-SP, Aline Molina, que destacaram a relevância das discussões e a importância do nosso Sindicato. Confira:
“Participar do planejamento estratégico do Sindicato dos Bancários do ABC foi uma experiência enriquecedora. Trata-se de um momento fundamental para fortalecer a unidade da categoria, alinhar estratégias e construir, de forma coletiva, as prioridades de atuação do Sindicato diante dos desafios atuais. Em um cenário de tantas transformações no mundo do trabalho, é essencial que o movimento sindical esteja organizado, atento e preparado – e o planejamento é justamente o espaço para isso: refletir, ouvir, propor e agir. A participação nesse encontro reafirma a importância do Sindicato dos Bancários do ABC como referência de luta, organização e coerênci política. É uma entidade que valoriza o diálogo, investe na formação e constrói, junto com a categoria, um projeto de enfrentamento, esperança e conquistas. Fico honrado em ter contribuído com esse processo coletivo. Quero registrar a importância histórica e estratégica do Sindicato dos Bancários do ABC, uma entidade que sempre esteve à frente na luta pelos direitos da categoria bancária e na defesa de um país mais justo para os trabalhadores. O Sindicato tem uma trajetória marcada por coragem, firmeza e compromisso com a base. É também com muito orgulho que destacamos a atuação do companheiro Gheorge Vitti, presidente do Sindicato e membro do Comando Nacional dos Bancários, uma das instâncias mais importantes da nossa organização sindical. Gheorge tem sido uma liderança comprometida, que representa com firmeza os interesses da categoria nas negociações com a Fenaban, enfrentando os desafios do mundo do trabalho com sensibilidade, competência e espírito coletivo. Sua presença no Comando fortalece a unidade nacional e amplia o protagonismo do ABC em nossas conquistas”.
Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb SP
“Esse processo (de planejamento estratégico) é essencial tanto para organizar as ações ao longo do ano quanto para construir um calendário que, além das atividades locais, contemple também as lutas em nível estadual e nacional. Um dos eixos centrais do planejamento é a análise da conjuntura política nacional. Neste ano, os debates abordaram temas como o combate às terceirizações, às demissões e ao fechamento de agências, além de pautas estratégicas como a oposição à escala 6x1 e a defesa do projeto de lei que propõe isenção do Imposto de Renda para quem recebe até cinco mil reais. O Sindicato dos Bancários do ABC, segundo maior da base da FETEC-SP, exerce um papel fundamental na defesa da categoria. Com forte presença nas cidades de sua base, o sindicato mantém ações permanentes por meio do projeto Sindicato Cidadão, atuando não apenas nas questões trabalhistas, mas também junto à comunidade”.
Aline Molina, presidenta da FETEC-CUT/SP e secretária de Formação do Seeb-SP