Área restrita

Trabalho não pode levar à morte e ao adoecimento

Notícias
Tipografia

28 de Abril é dedicado à memória das vítimas dos acidentes e doenças ocorridos no trabalho

Diavitimasacidtrab2804O dia 28 de Abril é dedicado à memória das vítimas dos acidentes e doenças no trabalho, para lembrar que a vida deve estar acima de todos os interesses e não se pode aceitar um trabalho que leva ao adoecimento e à morte. Atualmente, na categoria bancária, são as doenças de ordem mental as de maior impacto, prevalecendo casos de ansiedade e depressão.

“Mesmo antes da pandemia de covid-19 já existia na categoria bancária um quadro grave de transtornos mentais. Com a doença essa situação se acentuou, e é fundamental falar sobre isso, sobre causas e consequências, para buscar formas eficazes de prevenção que passam, necessariamente, por melhores condições no ambiente de trabalho”, aponta o secretário de Saúde do Sindicato, Itamar Batista.

Para especialistas nessa temática, o Estado brasileiro enfraqueceu as políticas públicas relacionadas à saúde e segurança em ambientes profissionais. Entre os exemplos desse fato está o processo de revisão das normas regulamentadora (NRs), desde 2019, e até mesmo a dificuldade em se caracterizar a covid-19 como doença do trabalho. Com o crescimento do desemprego e da informalidade nos últimos anos, a precarização dessas condições é ainda maior.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (Aeps) o Brasil teve 445.814 acidentes registrados em 2020, uma queda em relação ao ano anterior (586.857). Mas o número de doenças do trabalho saltou de 10.034 para 30.599. O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mantido pelo MPT em cooperação com a OIT, aponta 571,8 mil acidentes em 2021, com 2.487 mortes ligadas ao trabalho. De 2012 a 2021 foram 22.954 mortes por acidentes no País.

Redação, com informações da Rede Brasil Atual

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS