Jornal ´Nova Identidade´ traz entre suas pautas o projeto ´Basta! Não irão nos Calar´, que trata da questão da violência
As diretoras, diretores e o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti, dão prosseguimento neste mês de março à distribuição, nas agências bancárias da região, do jornal ´Nova Identidade´, produzido pela entidade para tratar de temas pertinentes às lutas e conquistas das mulheres, em especial a trabalhadora bancária.
O ´Nova Identidade´ já existe há muitos anos e neste 2022 traz como destaque as conquistas e iniciativas em prol dos direitos das bancárias, seja no trabalho ou na vida. Entre estas iniciativas está o projeto ´Basta! Não irão nos Calar!´, de alcance nacional e coordenada pela Contraf-CUT.
O objetivo deste projeto é implantar nos sindicatos atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica por intermédio de assessoria jurídica e encaminhamento a canais e serviços públicos. No nosso Sindicato o ´Basta!´ já está na terceira etapa para efetiva implantação. Uma cartilha sobre a iniciativa também já foi lançada e está disponível no site do Sindicato (veja links abaixo).
O jornal, que informa ainda sobre as conquistas das bancárias nos últimos anos, voto feminino e mulheres da Semana de 22, começou a ser distribuído no último 8 de março, estimulando a celebração e as conversas sobre os temas com as bancárias.
Outra ação para comemorar o mês da mulher foi a live realizada no dia 10, que reuniu representantes do Sindicato, da Contraf-CUT e da Fetec-SP. O projeto ´Basta!´ também foi abordado nesse encontro virtual, assim como a violência no trabalho e a importância de se ratificar a convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no País.
A live pode ser acessada na íntegra pelo
https://www.facebook.com/watch/?v=481798676767181
O jornal ´Nova Identidade´ em:
https://www.bancariosabc.org.br/images//NBs/Nova_Identidade_2022_WEB.pdf
E a cartilha do projeto ´Basta!´em:
https://issuu.com/contrafcut/docs/cartilha_basta_-_vers_o_final