Comemorações vão destacar importância do banco público para o País e da valorização de seus empregados
Para comemorar os 164 anos de aniversário da Caixa no próximo 12 de janeiro, o Sindicato e demais entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) promoverão atividades com a participação dos empregados.
Estão previstos atos e mobilizações em frente às agências em todo o País, para defesa do banco 100% público e social e, em especial, para os empregados, da qualidade do Saúde Caixa. Na região, o Sindicato também levará aos empregados um bolo comemorativo do aniversário.
As atividades pelo Brasil vão destacar a importância de investimento na valorização dos empregados, assegurando condições dignas de trabalho e o diálogo com a sociedade sobre o papel essencial da Caixa como o banco do povo brasileiro. A Caixa é essencial para o desenvolvimento do País, especialmente em áreas estratégicas como habitação, saneamento e inclusão social.
“A comemoração do aniversário da Caixa celebra, acima de tudo, a resiliência dos empregados e empregadas, que passaram por momentos extremamente difíceis nos governos Temer e Bolsonaro e que hoje protagonizam uma evolução que está longe do ritmo necessário”, aponta o secretário de Relações Sindicais do Sindicato, Hugo Saraiva.
Empregados – Os empregados do banco iniciam 2025 com uma agenda de negociações sobre temas que têm em destaque a manutenção da qualidade do Saúde Caixa, a regularização das funções de caixas e tesoureiros, a valorização e a implementação de condições dignas de trabalho.
Também estarão em pauta neste ano a discussão sobre o fim do teto de custeio pelo banco com a saúde dos empregados, de 6,5% da folha; a extensão do direito de manutenção do plano após aposentadoria aos contratados a partir de 2018; a continuidade da implementação e funcionamento das gerências e representações regionais de pessoas (Gipes e Repes) e a criação dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento.
As negociações referentes às funções de caixas e tesoureiros enfrentaram obstáculos após a apresentação de uma nova contraproposta pela Comissão. A expectativa é que o diálogo com a direção do banco seja retomado em breve.
Uma conquista significativa é a promoção por mérito, com previsão de pagamento do delta referente a 2024 já neste mês de janeiro de 2025. Também é fundamental a incorporação do REB ao Novo Plano, aumento da meta atuarial, resolução do contencioso trabalhista, visando melhorias nos benefícios dos empregados.
Redação, com informações do Seeb-RJ