Área restrita

Centrais sindicais pedem devolução da MP 905 e iniciam jornada de esclarecimento e protesto

Notícias
Tipografia

Pacote de mudanças é tão ruim para os trabalhadores que melhor alternativa é devolver ao governo; centrais realizam atos nessa semana

jornada de lutasRepresentantes das centrais sindicais brasileiras foram ao Senado semana passada solicitar ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que devolva a Medida Provisória nº 905 (da “Carteira Verde e Amarela”) ao governo. O pedido foi feito oficialmente, mas até o fechamento dessa edição não havia retorno sobre a solicitação. Os representantes das centrais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central, CGTB, Intersindical, Intersindical Instrumento de Luta e Conlutas - deixaram claro que a MP é uma aberração do ponto de vista dos direitos trabalhistas e programaram atividades conjuntas para essa semana, com início pelo ABC.

A CUT e demais centrais querem esclarecer a população sobre a ameaça que representa essa MP. Por isso, as centrais realizam atividades de panfletagem e diálogo com a população a partir desta terça, 10, prosseguindo até o próximo dia 13 em diversas regiões do estado. A programação começa por São Bernardo: nesta terça a partir das 5h tem protesto na Via Anchieta (Volks - Km 23 e Km 14, na Colgate). Às 6h haverá panfletagens nos terminais de trólebus em São Bernardo, Diadema e Santo André e nas estações de trem em Ribeirão Pires e Santo André. Às 8h a panfletagem e diálogo com a população acontecem na Rua Marechal Deodoro, centro de São Bernardo.

Categoria bancária 

A MP foi apresentada por Bolsonaro em 12 de novembro passado e até semana passa aguardava instalação de comissão mista no Congresso para tramitar. No caso específico dos bancários, os representantes sindicais conseguiram reverter temporariamente a situação, após longa rodada de conversas e negociação de aditivo com a Fenaban, impedindo o aumento da jornada, trabalho aos sábados e afastamento do sindicato na negociação da PLR. Nova rodada de negociação deve ocorrer nesta semana.

 

Confira o calendário completo das atividades

Dia 10/12 – Terça-feira
05 h – Volks - Rodovia Anchieta Km 23 – SBC
05 h- Colgate – Km 14, via Anchieta, SBC – Rudge Ramos/SBC
06 h – Panfletagens nos terminais de Trólebus em SBC, Diadema e Santo André e nas estações de trem em Ribeirão Pires e Santo André.
08h30 – Panfletagem e diálogo com a população na Rua Marechal Deodoro, centro de SBC

Dia 11/12 – Quarta-feira
05 h – Panfletagem na metalúrgica MWM – Avenida Nações Unidas 22.002 e em mais 10 fábricas da Zona Sul de São Paulo.
08h – Panfletagem e diálogo com a população nos terminais de Santo Amaro e Largo 13 de Maio. Também vai ter mobilização na Praça Floriano Peixoto, também na Zona Sul de São Paulo.

Dia 12/12 – Quinta-feira
06 h – Panfletagens nas estações do Metrô em São Paulo: Itaquera, Arthur Alvin, Sé, Barra Funda e Brás.
06 h - atividades e assembleias nas fábricas em São José dos Campos
08 h – a luta será em Campinas. Terá panfletagem e diálogo com a população no terminal de ônibus intermunicipal e no calçadão da Catedral.

Dia 13/12 – Sexta-feira
06 h – panfletagem nas estações de Osasco e Carapicuíba

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS