Mundo do trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) acaba de lançar a campanha ‘Maio Lilás: Conheça quem te representa’, com o objetivo de lembrar à sociedade a importância das ações e práticas de sindicatos combativos que resultam em conquistas. Direitos trabalhistas como férias e jornada de 44 horas semanais, por exemplo, não são “dados” por empresários que acham que os trabalhadores e as trabalhadoras merecem. Sem reivindicação e organização, com uma atuação sindical forte e comprometida com a categoria que representa, não há conquistas.
O fato está revelado nos números divulgados pela campanha. Entre 2012 e 2017 foram registradas mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que conquistaram melhoras na remuneração, na contratação, nas condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e na jornada, entre outros direitos.
Desde o golpe de 2016, que tirou do poder a presidenta Dilma Rousseff, a economia do país desandou, as taxas de desemprego dispararam e a inflação segue aumentando, enquanto se tenta de todas as formas calar os sindicatos.
“Hoje, mais do que nunca, o trabalhador precisa saber quem o representa e como participar das lutas em defesa de seus direitos e seu sindicato”, aponta o secretário-geral do Sindicato, Gheorge Vitti.