Primeira atividade acontece no dia 13, com debate sobre Escola sem Partido, na Alesp
A plenária realizada no último dia 8 na sede social do Sindicato dos Bancários do ABC reuniu representantes da entidade, da Frente Brasil Popular (movimento social, sindical, partidos) e da Frente Inter-religiosa do ABC para discutir o novo cenário do País após as eleições. Os participantes definiram ações e uma pauta de mobilização e resistência para garantir a manutenção de direitos trabalhistas, sociais e humanos, além da própria democracia no País.
Organizar a atuação dos movimentos sindical e social em diferentes espaços para discutir a importância de romper com preconceitos e buscar um País que respeite a diversidade; estimular a participação de jovens no debate sobre qual sociedade queremos; unificar a luta de resistência à criminalização dos movimentos (essa criminalização já ocorre e se intensificará no próximo governo); debater com a população temas de relevância como a chamada Escola sem Partido, entre outros, e dar continuidade às discussões sobre as reformas já implementadas e a implementar com o objetivo de compreendê-las e enfrentá-las (principalmente a proposta de Reforma da Previdência) foram algumas das diretrizes aprovadas na plenária.
Além disso, duas atividades já estão agendadas: a participação em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre a Escola sem Partido, no próximo dia 13, e um ato no Masp pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres em 25 de novembro. “A plenária fortaleceu nossa união e nos auxiliou na elaboração de iniciativas e estratégias para enfrentar esse momento de transição no País, quando muitos direitos estão ameaçados. Juntos somos sempre mais fortes”, destacou o secretário-geral do Sindicato, Gheorge Vitti.