Área restrita

Sindicato participa de manifestação contra racismo em agência de São Bernardo

Notícias
Tipografia

Manifestantes portaram cartazes repudiando discriminação e injúria racial

Imagem do WhatsApp de 2025 04 10 às 12.59.26 f88f9adfRepresentantes do nosso Sindicato participaram nesta quinta, 10, de manifestação contra a discriminação e injúria racial que vitimou uma vigilante em agência do banco Itaú, em São Bernardo. Ela foi agredida por uma cliente e não teve o nome divulgado porque precisou ser afastada pelo impacto psicológico.

Logo que soube do ocorrido, o Sindicato entrou em ação dando o suporte necessário e conversando com as áreas e com o banco, como relatou ontem a diretora de Esporte e Cultura do Sindicato, Carina Leone. Um Boletim de Ocorrência foi feito e o Sindicato dos Vigilantes de São Bernardo (SindvigSBC), com o apoio dos Bancários do ABC, organizou a manifestação desta quinta.

“Estamos aqui para dizer não ao racismo e a qualquer tipo de preconceito!”, destacou o presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti. Tanto a injúria quanto a discriminação racial são crimes previstos em lei. A primeira é caracterizada pela ofensa e atinge a honra da pessoa individualmente, enquanto a discriminação atinge um grupo ou coletividade, também calcada em critérios raciais.

Durante a manifestação, vários participantes exibiram cartazes condenando o preconceito e a discriminação racial. O ato também teve o apoio da Central Única dos Trabalhadores no ABC (CUT-ABC).

Infelizmente, casos assim ainda ocorrem no Brasil e no mundo. Alguns, quando envolvem personalidades, chegam a ganhar grande repercussão, como aconteceu com o atacante brasileiro do Real Madri, Vini Jr, que nos últimos anos vem denunciando os ataques praticados por torcedores espanhóis.

#semdiscriminação!
#racismoécrime!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS