Atividades são resposta a mudanças feitas com base na reforma trabalhista, e atingem todas as cidades do Grande ABC
O Sindicato realiza na manhã desta quarta, 31 de janeiro, atividades em agências do Santander em todas as cidades do Grande ABC.
O protesto marca um dia de luta dos trabalhadores do banco no País. É uma resposta às mudanças que a empresa vem promovendo de forma arbitrária, sem a participação de seus empregados ou representantes sindicais, e que têm como propósito a implantação das novas regras da reforma trabalhista.
Durante a atividade na região será distribuída carta-aberta informando sobre as alterações no banco que, entre outras coisas, instituiu o banco de horas semestral diretamente com os trabalhadores, sem a intervenção sindical (o que é inconstitucional) e o fracionamento de férias, além de alterar a data de pagamento dos salários.
Lucro - O Santander Brasil obteve lucro líquido de R$ 2,757 bilhões no quarto trimestre de 2017 em termos gerenciais, o que exclui despesas com amortização de ágio e itens extraordinários. O montante representa uma alta de 38,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, já revelou o grande interesse dos bancos privados na redução da função do Estado na economia a fim de aumentarem ainda mais seus lucros. Ou seja: querem explorar seus empregados e apostam no desmonte dos bancos públicos, deixando claro o descaso com os brasileiros.