O novo boletim "Prestando Contas Cassi', distribuído pelos dirigentes eleitos da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, tem como tema:"A efetividade e a importância do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) no modelo assistencial da Cassi".
A Caixa de Assistência adota várias estratégias que visam zelar pela saúde de seus participantes e atender a sua missão de "assegurar ações efetivas de atenção à saúde por meio de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, para uma vida melhor dos participantes".
O boletim explica que é nesse contexto que se insere um dos principais diferenciais da Caixa de Assistência, o Programa de Assistência Farmacêutica (PAF). O Programa começou a operar em 2007 e entre os seus objetivos estão a promoção e a eficácia na aquisição e utilização dos medicamentos.
O PAF atende mais de 60 mil participantes em todo os País e a Caixa de Assistência busca disponibilizar aos seus participantes medicamentos e serviços que agreguem custo benefício, visando também garantir o uso racional dos recursos sempre respeitando uma das principais premissas da Caixa de Assistência, a solidariedade.
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Banco do Brasil
BB lucra R$ 6 bilhões no 1º semestre, mas contratações são insuficientes
O Banco do Brasil alcançou lucro líquido de R$6 bilhões no primeiro semestre deste ano, uma alta de 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Aumentou em 561 mil o número de correntistas, somando 62,1 milhões de clientes, porém número de contratações de novos funcionários está muito inferior ao crescimento do banco.
O patrimônio líquido totalizou R$ 82,6 bilhões, com alta de 15,1% no período. A rentabilidade ajustada sobre o patrimônio líquido médio foi de 14,2%, com queda de 1,1 ponto percentual em doze meses. Já o lucro líquido, que inclui resultados extraordinários, alcançou R$ 8,8 bilhões, com alta expressiva de 60,3%.
Segundo análise do balanço feita pela Subseção do Dieese na Contraf-CUT, o BB abriu 54 novas agências no período, saltando para 5.544 unidades no primeiro semestre. Entretanto, somente 778 novos funcionários foram admitidos no período, totalizando 112.325 trabalhadores em junho de 2015. A Rede Mais BB (correspondentes bancários e Banco Postal) somou 14.574 unidades (-696 unidades em 12 meses). “O crescente lucro dos bancos e, especialmente do BB, atesta que há condições de atender as reivindicações da categoria. O resultado apresentado pelo BB mostra que é possível pagar mais, contratar novos funcionários e melhorar substancialmente as condições de trabalho dos bancários, que muito contribuíram para que esse lucro acontecesse”, disse Otoni Lima, diretor do Sindicato e funcionário do banco.
Aumento da taxa Selic Entre os resultados mais expressivos do banco destacam-se as receitas de R$ 29,6 bilhões com Títulos e Valores Mobiliários (TVM), que cresceram 58,7% em 12 meses, reflexo das consecutivas altas da taxa básica de juros (Selic) determinadas pelo COPOM-Comitê de Política Monetária.
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Mais crédito
A carteira de crédito ampliada cresceu 8% em 12 meses, atingindo um montante de R$ 777 bilhões, alta de 8% em 12 meses, mas ficou estável no trimestre. As operações com pessoa física cresceram 7,7% em relação a junho de 2014, chegando a R$ 186,3 bilhões
As operações com pessoa jurídica alcançaram R$ 353,3 bilhões, com elevação de 5,4% e a de agronegócio R$168,3 bilhões, alta de 7,1%, em doze meses.
Inadimplência estável O índice de inadimplência superior a 90 dias manteve-se praticamente estável em 2,04% em junho de 2015 (ligeira alta de 0,05 ponto percentual em 12 meses). Entretanto, as despesas com provisões somaram R$ 11,5 bilhões, com alta de 32% em 12 meses.
Receitas de tarifas X despesas de pessoal As receitas com serviços e tarifas totalizaram R$ 12,8 bilhões com alta de 9,1%, enquanto as despesas com pessoal somaram R$ 10,7 bilhões (+14,2%), o que resultou num índice de cobertura de 119,3% em junho de 2015.
Cassi: Contraf-CUT e COE se reúnem com a direção do BB nesta sexta, 10
Decisão do Conselho da Previ mostra que denúncia da Contraf era consistente
Após negociação, Banco do Brasil altera norma sobre jornada e ponto eletrônico
Após solicitação de negociação, a Contraf-CUT e o Banco do Brasil se reuniram na quarta-feira (dia 1) para discutir as alterações feitas na Instrução Normativa nº 361, cuja interpretação tem causado transtornos nos locais de trabalho e foram objeto de muitas reclamações dos funcionários de todos os locais do País.
O Banco do Brasil, representado pelos diretores Carlos Netto (diretoria de Pessoas) e Carlos Nery (diretoria de Relacionamento com os Funcionários), atendeu a solicitação dos representantes dos funcionários, que foram apresentar os pontos de divergência e reivindicar alterações na redação. O banco fez as argumentações em relação aos aspectos legais e, após a negociação, as questões mais polêmicas foram alteradas.Foi preservado o costume dos funcionários de fazer as refeições nas suas dependências de trabalho. Foi modificado também o texto que considera fraude a permanência no local de trabalho, em casos em que o funcionário trabalhe fora do ponto eletrônico. O texto que regulava em cinco minutos o limite de tolerância para registro do ponto eletrônico será suprimido da IN, ficando o limite como era anteriormente.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, esta negociação foi importante "pois conseguimos avançar no diálogo em nome dos funcionário do banco". Para Wagner, o fato de a diretoria ter aceito discutir os problemas que a redação de uma instrução normativa trouxe nos locais de trabalho "é um bom sinal para avançarmos em outras frentes de negociação".
A reedição da Instrução Normativa 361 com as alterações negociadas será publicada internamente a partir desta quinta-feira (dia 2).