Área restrita

Dia Mundial da Ler/Dort é importante para refletir sobre a saúde do trabalhador

Notícias
Tipografia

Doenças mentais já superam lesões por esforços repetitivos em função das metas, mas sobrecarga de trabalho ainda gera muitos casos de problemas físicos

 

Carlos Vasconcellos 

Imprensa SeebRio 

Dia Mundial da LerDort é importante para refletir sobre a saúde do trabalhadorNesta sexta-feira, 28 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

A categoria bancária está entre as que mais sofrem com a doença. 

"Apesar do crescimento exponencial das doenças mentais, em função da política desumana de metas dos bancos, um grande número de bancários e bancárias ainda sofre com as LER/Dorts, devido à sobrecarga de trabalho. A data é um momento propício para reflexão sobre este problema. Com lucros bilionários, o setor financeiro tem todas as condições de garantir a saúde de seus funcionários e nós, do movimento sindical, vamos continuar lutando para garantir mais saúde e qualidade de vida para a nossa categoria", destacou o diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato do Rio, Edelson Figueiredo. 

"Os bancos privados exploram e adoecem um número cada vez maior de trabalhadores e depois descartam os funcionários com demissões. Junto com o Departamento Jurídico do Sindicato temos garantido a reintegração de dezenas de bancários e bancárias dispensados. Por isso é muito importante a sindicalização de mais companheiros e companheiras e tornar nossa entidade representativa cada vez mais forte", aacrescentou o dirigente sindical. 

Relação com o trabalho 

As LER/Dorts são doenças que têm uma relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros. 

Os principais sintomas são: Dor crônica; alterações em tendões, músculos e nervos periféricos e manifestações principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores. 

"Vamos juntos combater as LER/Dorts e todas as doenças ocupacionais e a saúde certamente será uma das prioridades da campanha nacional da categoria em 2025", concluiu Edelson. 

Medidas de prevenção 

Cobrar dos bancos melhores condições de saúde e de trabalho.

- Locais de trabalho projetados de forma ergonômica. 

- Promover pausas regulares.

- Alternar tarefas. 

- Criar campanhas para educar os trabalhadores sobre posturas corretas. 

- Utilizar ferramentas e equipamentos ergonômicos. 

- Realizar avaliações regulares dos riscos ergonômicos.

- Incentivar um estilo de vida saudável, inclusive exigindo dos bancos ambientes saudáveis no trabalho. 

 

Fonte: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Município do Rio de Janeiro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS