Programação é extensa e vai se espalhar por ruas, parques e praças
As cidades do Grande ABC começam a se preparar para o Carnaval 2025. Vários blocos e uma extensa agenda cultural vão marcar o período de 28 de fevereiro a 4 de março, em alguns casos estendendo-se até o final do mês.
Em Santo André, por exemplo, o Bloco Mulheres do ABC vai para a rua no dia 1º de março, sábado, com o tema de 2025 ‘As Mestras e Matriarcas da Cultura Popular’. A ideia é valorizar o legado de mulheres que marcaram a história do samba, maracatu, coco e de outras expressões culturais. A concentração será às 10h na Praça do Carmo – Concha Acústica, em Santo André, com saída do cortejo às 12h. O trajeto segue pela rua Campos Sales até o Calçadão da Oliveira Lima e finaliza no cruzamento com a rua Luís Pinto Fláquer.
Já em São Bernardo o Bloco Maria Fuá comemora seus 15 anos de participação no Carnaval e apresenta suas marchinhas autorais. O cortejo acontece no dia 1º de março (sábado), com concentração às 14h, no Parque Imigrantes, em São Bernardo. O trajeto passa pelas ruas Deoclécio, Florestal e Juruá, onde será o encerramento, e durante todo o percurso haverá espetáculos com artistas de circo e intervenções artísticas.
Em Diadema os organizadores dos blocos antecipam atividades no sábado, a partir das 18h na Praça da Moça, como o Bloco da Diversidade. Na cidade de Ribeirão Pires, o Bloco dos Gêmeos desfila pela primeira vez com um trio elétrico, com saída do Paço Municipal (rua Miguel Prisco, 288 – Centro) às 17h, após concentração às 15h. E Rio Grande da Serra deve receber, em 30 de março, o Bloco da Sete, que reúne blocos do ABC, num encerramento pra lá de animado.
Ainda em Ribeirão Pires, no dia 04 de março será a vez do tradicional, irreverente, original e um tanto quanto improvisado Bloco Maracatosco, que completa 23 anos ininterruptos colorindo as ruas da cidade com os Bonecos Gigantes, marchinhas e muita folia! A saída será na Praça da Matriz, centro alto da cidade, com esquenta a partir das 14h.
Agenda - Além da festa na rua, em Santo André, no dia 3 de março, das 15h às 18h, será realizada matinê no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com a participação do Bloco do Madruga, além de marchinhas, brincadeiras, bonecos gigantes e distribuição de confete para as crianças.
Na Vila de Paranapiacaba a festa acontece nos dias 1º, 2 e 4 de março das 13h às 18h com a apresentação da Banda Caxambu no entorno do Coreto do Clube União Lyra Serrano. No dia 3 de março (segunda-feira), o Bloco das Bruacas sairá do Bar do Campo às 12h30 e percorrerá as ruas da vila inglesa até as 18h. Durante os quatro dias de festa o Antigo Mercado estará aberto das 10h às 17h, com venda de produtos à base de cambuci e serviços de maquiagem e penteados carnavalescos.
No município de São Caetano, a celebração será no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, nos dias 1 e 2 de março, das 11h às 19h, com bloquinhos, oficinas de colares e pintura, muita música e intervenções, como a intitulada ´Memórias de carnaval: personagens Pierrô & Colombina´. A entrada é solidária: 1 kg de alimento não perecível. O Espaço Verde Chico Mendes fica na Avenida Fernando Simonsen 566, bairro Cerâmica.
Em Diadema, no domingo, aa Fábrica de Cultura tem programação a partir das 14h. Uma delas é a Tok Batoque (matinê com mães de crianças autistas), que começa às 16h. A cidade terá ainda apresentações de hip hop e shows musicais na segunda-feira, 3, também na Praça da Moça, com o encerramento da folia na terça, 4, com bandas e batuque (Praça da Moça e Bar do Zé).
Já Mauá programou o Carna Parque, no Parque da Juventude (rua Francisco Ortega Escobar, Vila Noêmia). A programação começa às 18h de sexta, dia 28/03, e segue até domingo às 20h30. A agenda inclui os blocos do Unidos do Encosta Aqui, Bloco Afro, micareta, oficinas de produção de máscaras, apresentação de escolas de samba e muita recreação para todas as idades.