Área restrita

Bancários fazem dia de luta no ABC em defesa do emprego e contra ameaças do governo Temer

Sindicato
Tipografia

Atividades nas agências e ruas teve conversa com trabalhadores e distribuição de jornal a clientes e usuários dos bancos

Mobilização NacionalDiretores do Sindicato  promoveram na manhã desta sexta, 10 de junho, atividades nos locais de trabalho e nas ruas para marcar o Dia Nacional de Luta. Os sindicalistas conversaram com funcionários, clientes e consumidores bancários para alertar sobre as ameaças do governo golpista de Michel Temer e defender direitos fundamentais dos trabalhadores.

Entre estes está o direito ao emprego, cuja manutenção é prioridade para o movimento sindical. O presidente do Sindicato, Belmiro Moreira, denunciou que só o Bradesco já demitiu cerca de quatro mil trabalhadores neste ano, e agora, ao comprar o HSBC, pode demitir ainda mais. “O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que autorizou a compra, não se preocupou com os trabalhadores em sua avaliação, apenas com a questão econômica”, apontou, lembrando que são 90 mil no Bradesco e outros 20 mil no banco inglês afetados pela transação.

As ameaças do governo Temer para os trabalhadores também podem se concretizar em projetos que permitem a terceirização ilimitada, mudanças na Previdência, dificultando a aposentadoria,  privatizações de empresas públicas e alterações na CLT. Um boletim, produzido pelo Sindicato foi distribuído aos clientes para esclarecer sobre esses temas e direitos dos usuários dos bancos.

Consulta – Os diretores do Sindicato também entregaram aos bancários o questionário da tradicional consulta sobre reivindicações da categoria para o ano, que antecede a campanha salarial. As respostas de trabalhadores em todo o Brasil subsidiam as discussões dos encontros locais e estaduais e a conferência nacional dos bancários para a elaboração da minuta 2016 que será encaminhada aos banqueiros.

Clique aqui para ver mais votos da atividade