Área restrita

Fetec: Aline Molina é a primeira mulher na presidência; Eric Nilson, dos Bancários do ABC, é o secretário-geral

Sindicato
Tipografia
Aconteceu no último final de semana o 10º Congresso da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo - Fetec-SP/CUT. Com a participação de representantes das entidades parceiras e sindicatos filiados, o Congresso ressaltou a importância da unidade na defesa dos direitos e na obtenção das conquistas da categoria, devendo, no entanto, ser fortalecida diante das dificuldades da atual conjuntura. Além dos vários debates ocorridos durante esses dias, principalmente com os temas ´Mobilização e Conquistas´, foram eleitos também os bancários da nova diretoria executiva da entidade para a gestão 2015/2018.
Com 22 anos de militância, Aline Molina, bancária do Itaú e dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, assume o comando da entidade com o desafio de, juntamente com os 14 sindicatos filiados, organizar as lutas no Estado de SP, tendo como objetivo defender o conjunto da classe trabalhadora e avançar na construção de um Brasil justo e igualitário. Aline será a primeira mulher a presidir a entidade em seus 26 anos de existência.
O diretor do Sindicatos dos Bancários do ABC, Eric Nilson, ocupará o cargo de Secretário-Geral. “O congresso nos possibilitou um debate rico, além de trazer uma avaliação extremamente positiva, do fruto de um trabalho de muitos anos e, para o ABC é muito importante ter um representante na diretoria executiva que é composta por pessoas que sempre estiveram comprometidas, não apenas com as questões da categoria, mas com a construção de um projeto de Nação”, disse Eric.
Além de Eric, a diretora do Sindicato do ABC, Adma Gomes, também faz parte da diretoria executiva para essa nova gestão. Participaram do Congresso representando a Região, 18 delegados eleitos em assembleia realizada no dia 12 de novembro, mais os diretores Vagner de Castro e Adma Gomes, como diretores executivos da FEtec-SP/CUT. Todos os debates realizados no 10º Congresso da FETEC/CUT-SP foram unânimes em apontar a necessidade de fortalecer a atuação sindical frente a uma conjuntura nacional adversa, marcada por recessão econômica e crise política. " Muitos são os desafios que estão colocados. Com o objetivo de seguir defendendo os interesses dos bancários e da classe trabalhadora, esse aprovou o plano de lutas que servirá de base para o próximo período", disse Belmiro Moreira, presidente do Sindicato.
Dentre as ações está a defesa do emprego, com atuação sindical efetiva diante da reorganização do sistema financeiro, sobretudo ante o avanço dos bancos digitais e a seletividade adotada pelas instituições financeiras para ingresso nas agências, a qual traz sérios prejuízos aos clientes.
Os eleitos do ABC para compor a diretoria da Fetec-SP/CUT foram:
Alessandro Barros de Paiva
Alexandra Fortes Thedim Costa
Clovis Augusto Lopes Machado
Darci Torres Medina
Eduardo Venancio
Juliana Concosia Galvão
Luiz Fernando Franco
Magali de Oliveira Sanches
Milton Hidehiro Kobo Júnior
Natalino Fabbrini Filho
Rafael Felix Lara
Rosângela Aparecida Machado
Sandra Buzanin Pinheiro
Vagner de Castro