O ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Gushiken, recebeu uma justa homenagem da Prefeitura de Santo André. Foi inaugurado no último 16 de março o Cesa Parque Andreense Luiz Gushiken. É o 11º Centro Educacional de Santo André e o maior da cidade. O projeto de batizar o centro com o nome do líder sindicalista é de autoria da vereadora Bete Siraque (PT), que comemorou a conquista durante o evento dedicado às mulheres promovido pelo Sindicato dos Bancários do ABC na sexta-feira passada (21/03).
A esposa de Gushiken, Elisabeth, e os filhos Guilherme, Artur e Helena, compareceram à inauguração. Gushiken presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo no ao de 1985, atuando ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria. Funcionário do antigo Banespa, hoje controlado pelo Santander, sucedeu Augusto Campos na direção da entidade. No processo de redemocratização do País, comandou uma greve nacional que paralisou 700 mil bancários. Ele iniciou sua trajetória como cipeiro, atuando na defesa dos direitos dos banespianos.
Em 1986 Gushikene foi eleito deputado constituinte e ajudou a construir a Constituição Cidadã de 1988, atualmente em vigência no País. No governo Lula assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e chefiou o Núcleo de Assuntos Estratégicos. Morreu em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, após uma batalha de cerca de doze anos contra o câncer.
Fontes: Da Redação com Seeb SP