Encontro nacional reúne debates sobre o futuro da classe trabalhadora e prossegue até domingo
Começou nesta quinta, 19, o 14º CONCUT, o congresso nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com o tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, o encontro reúne debates sobre o futuro da classe trabalhadora, além da eleição dos próximos dirigentes da direção executiva da entidade.
Pela manhã foi realizado um seminário internacional com a participação de sindicalistas de vários países, marcando o 3º Fórum Sindical Internacional por uma Transição Justa, Social e Ecológica. Consenso entre as lideranças internacionais, o conceito de transição justa passa pela defesa da vida, dos direitos e do emprego.
À tarde, a partir das 14h, estava programada uma sessão paralela sobre a parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras e, às 18h, a abertura solene do congresso. O encontro também celebra os 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto de 2023, e deve reunir cerca de duas mil pessoas, entre delegadas e delegados sindicais de todos os estados e ramos, além de observadores e lideranças nacionais e internacionais.
A CUT é hoje a maior central sindical do Brasil e quinta maior do mundo, com 3,9 mil sindicatos e 7,9 milhões de trabalhadores em sua base. Seu presidente, Sérgio Nobre, afirmou recentemente ao PortalCUT, que “o processo do Congresso e o debate interno fortalecerão a Central nos desafios que temos pela frente para garantir à classe trabalhadora vez e voz na construção de uma sociedade mais justa, que supere as desigualdades sociais, com geração de empregos de qualidade e ampliação dos direitos”.
Além dos debates sobre a conjuntura social, econômica e política, e de temas que vão desde o protagonismo da central na pauta dos trabalhadores até a construção de saídas para a desigualdade, o Congresso também é um momento de encontro e de trocas culturais e regionais. Na sexta-feira (20), às 19h30, será feita a premiação do Festival de Cultura e Prêmio CUT – Democracia e Liberdade Sempre. (Leia aqui quem são os vencedores). No evento haverá um pocket show da cantora Giovana Barbieri. E no sábado (21), durante a festa dos 40 anos da central, quem se apresenta é o cantor Léo Maia.
Produções - Também amanhã, às 19h, haverá o evento de lançamento de publicações da CUT. Serão lançados o E-book 40 anos, o teaser do documentário sobre os 40 anos da Central, a revista dos 40 anos produzida pela CUT do Distrito Federal e o teaser do vídeo celebrativo produzido pela Secretaria de Mulheres da CUT do Distrito Federal.
“O 14º Congresso acontece num momento de reconstrução do País e fortalece nossa luta pela retomada de direitos”, destaca o secretário de Comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira.