Após 14 rodadas de negociações bancos ainda não apresentaram propostas satisfatórias
O Sindicato dá prosseguimento nesta quarta, 24, a atividades em agências para informar a categoria e a sociedade sobre o andamento das negociações da Campanha Nacional 2022 com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Até agora, após 14 rodadas de negociações, os bancos não apresentaram propostas satisfatórias. Na sexta, 26, será realizada assembleia virtual para avaliar o processo.
Ontem, dia nacional de luta, o Sindicato visitou agências em São Caetano, e hoje está em Ribeirão Pires. Além das conversas, há distribuição de boletim que informa sobre o crescente lucro dos bancos, a alta inflacionária e a necessidade de que as reivindicações dos trabalhadores seja atendida. As manifestações também prosseguem nas redes sociais, com tuitaços e postagens.
Os cinco maiores bancos do País - Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander -, por exemplo, obtiveram juntos um lucro de R$ 56,5 bilhões nos seis primeiros meses de 2022. O valor é 14,4% superior a igual período do ano passado, com rentabilidade de 18% em 12 meses, e deixa explícito que os banqueiros podem repassar facilmente o reajuste reivindicado.
Participe da assembleia - As negociações com a Fenaban prosseguem e na sexta, 26, haverá assembleia para deliberar sobre o que já foi proposto. Ela será virtual no horário das 19h às 23h59, com acesso a partir do site - www.bancariosabc.org.br.
Além da análise das propostas, será deliberado sobre a transformação da Assembleia Geral Extraordinária em Assembleia Geral Extraordinária Permanente, com consultas remotas/virtuais em dias e horários convocados pelo Comando por meio dos canais de divulgação digitais oficiais do Sindicato, federações e Contraf-CUT.