Área restrita

Audiência pública debate projeto que libera trabalho bancário aos sábados e domingos

Notícias
Tipografia

Encontro contou com a presença de parlamentares, representantes sindicais e dos bancos; votação só deve ocorrer após eleições

 

ROTATIVO FimDeSemanaÉMeu 06 07Foi realizada na manhã desta quarta, 6, audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados (CDC) para debater o Projeto de Lei (PL) 1043/2019, que trata da abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. Além dos parlamentares, participaram representantes do movimento sindical bancário e da Fenaban.

O PL foi apresentado pelo deputado David Soares (União-SP) e, deste então, o movimento sindical tem atuado contra o avanço de sua tramitação por entender que o assunto deve tratado em negociação. “Essa discussão deve ser feita pelos representantes dos bancários e dos bancos em processo negocial, e não ser imposta na forma de lei. Além disso, desrespeita nossas conquistas e nossa convenção e atende apenas a interesses do capital”, destaca o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.

Os representantes dos trabalhadores ressaltaram o grande desgaste resultante da atividade bancária diária e a quantidade de adoecimentos, condições que seriam ainda mais graves com o trabalho aos finais de semana. Também foi apontado o interesse de deputados ligados aos bancos e o cenário pré-eleitoral que interfere nas pautas em trâmite no Congresso. Com isso, o presidente da CDC, deputado Sílvio Costa Filho, decidiu que o PL só vai voltar a ser debatido e encaminhado à votação após o período eleitoral.

O bancário tem sua jornada disciplinada no artigo 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina que a duração normal do trabalho será de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, num total de 30 horas semanais. Já a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria prevê que a jornada deve ser cumprida em dias úteis, de segunda a sexta-feira.

Acompanhe a íntegra da discussão desta manhã e as declarações de cada participante pelo link
https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65468.
E participe da luta para que esse PL tão nocivo à categoria seja definitivamente arquivado, dizendo Não! ao trabalho nos finais de semana.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS