Área restrita

Sindicato participa de lançamentos de comitê e agroindústria em Andradina

Notícias
Tipografia

Laticínio poderá produzir 25 mil litros de leite/dia, com famílias produtoras de 24 assentamentos do MST

 

Encontroandradinaagro2406O secretário de Comunicação do nosso Sindicato e da CUT-SP, Belmiro Moreira, participa nesta sexta, 24, de duas atividades no interior de São Paulo, na cidade de Andradina. Uma delas é o lançamento do Comitê Popular de Luta das regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, na sede da Fundação dos Servidores Públicos Municipais (Funsep) de Andradina. A exemplo do que já vem ocorrendo no Grande ABC, o objetivo do comitê é dialogar com a sociedade sobre a realidade brasileira, unindo esforços e ações para construção de um Brasil melhor.

Já a segunda atividade é a inauguração do laticínio da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar). O laticínio poderá produzir 25 mil litros de leite ao dia, beneficiando mil famílias produtoras de 24 assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Fundada há 25 anos, a Coapar iniciou atividades envolvendo dois assentamentos da região, Timboré e Rio Paraná. Com a expansão da cadeia produtiva ao longo de mais de duas décadas, o beneficiamento dos laticínios hoje abrange assentamentos distribuídos em 12 municípios do Estado.

A produção da Coapar teve importante impacto em São Paulo, fornecendo bebidas lácteas para a alimentação escolar de diversas cidades e leite para entidades assistenciais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o MST a inauguração da agroindústria é vista como uma grande conquista para as famílias cooperadas, pois a partir dela será possível controlar todos os elos da cadeia leiteira, garantindo maior qualidade sobre o beneficiamento de todos os produtos envolvidos, além de contribuir para que os produtores e produtoras cooperados tenham remuneração mais justa, de acordo com sua produção.

O ato de inauguração do laticínio conta com a presença das famílias assentadas e acampadas cooperadas, parlamentares, organizações sindicais e financiadores da iniciativa, que teve parte do fomento oriundo do Financiamento Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop).

Produtos - Ao todo serão produzidos 15 tipos diferentes de produtos lácteos, beneficiando inicialmente 10 mil litros de leite por dia, mas com capacidade e projeção para expandir a produção diária para 25 mil litros.

Entre os diversos produtos “o laticínio vai produzir três sabores de iogurtes, três sabores de bebidas láctea, leite em saquinho, manteigas com e sem sal, de duzentos e quinhentos gramas, mussarela, queijo platô e queijo frescal, ricota e requeijão”, explica Lourival Plácido de Paula, agricultor e geógrafo que integra a cooperativa e vive no assentamento Cafeeira, no município de Castilho.

“Teremos novos desafios, como fazer os produtos chegarem na mesa dos consumidores e nos mercados, mas estamos chegando na fase final de um sonho iniciado em 1998, quando pensamos em ter um laticínio dos trabalhadores. Já não é mais um sonho, agora é realidade”, comemora Lourival.

Confira vídeo do secretário de comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira:

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS