Antecipação da segunda parcela foi solicitada pelo movimento sindical
Após reivindicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) no último dia 31, três bancos anunciaram que vão adiantar o pagamento da segunda parcela da PLR: Santander (leia mais no site), Itaú e Safra anunciaram o crédito para 25 de fevereiro.
A Contraf-CUT solicitou a antecipação com envio de ofício aos três e também ao Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) e Caixa. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria determina que os bancos têm até 1º de março para efetuar o pagamento.
Na segunda parcela da PLR 2021 é descontado o valor pago como antecipação em setembro de 2021. É importante lembrar que em 2020 a categoria fechou acordo de dois anos que garantiu, entre outros avanços, reajuste de 10,97% (reposição da inflação + aumento real de 0,5%) nas parcelas fixa e adicional no teto da PLR 2021.
A categoria bancária foi a primeira no Brasil a conquistar participação no lucro das empresas. Desde 1995 a CCT determina o pagamento da PLR pelos bancos.