Encontro, via Zoom, será totalmente virtual pela primeira vez, mas a abertura pode ser assistida ao vivo nos perfis do YouTube e do Facebook da CUT Brasil
Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira,20, às 19h, a 16ª Plenária Nacional da CUT “João Felício e Kjeld Jackobsen”, que será realizada totalmente virtual pela primeira vez, mas a abertura pode ser assistida ao vivo nos perfis do YouTube e do Facebook da CUT Brasil.
Com o mote Organização e Unidade para Lutar – pela democracia, pela vida, contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora -, a Plenária, que teve a participação do ex-presidente Lula, e foi aberta pela Secretária-Geral da CUT Nacional, Carmen Foro, e encerrada pelo presidente Nacional da Central, Sérgio Nobre.
Para ex-presidente, 16ª Plenária da CUT Nacional deve apontar caminhos novos de se fazer sindicalismo no Brasil. “Existe uma revolução digital ocorrendo em todo mundo e o Brasil está atrasado nisso. Essa indústria dos aplicativos está consumindo a energia da nossa juventude, oferecendo emprego [aos jovens] como se fossem micro ou médio empreendedores quando, na verdade, são pessoas que estão enfrentando um serviço que deveria ter Previdência social, segurança e direitos mínimos”, disse Lula.
Para Sérgio Nobre, a reorganização sindical representa um dos principais desafios do movimento sindical, especialmente por causa desse momento de transformações no mundo do trabalho, que foram aceleradas pela pandemia.
“O home office é uma realidade, portanto, o local de trabalho mudou. Isso não é uma transformação pequena. Os sindicatos que forem até os locais, encontrarão apenas 20% dos trabalhadores e trabalhadoras. Os aplicativos também são realidade, mudanças que colocam em xeque a nossa organização sindical. O mundo que sai da pandemia não cabe mais ao nosso modelo”, disse o dirigente.
Mais difícil que a mudança estrutural, prosseguiu o presidente nacional da CUT, será a mudança cultural que as entidades sindicais precisarão fazer. Segundo ele, a plenária buscará respostas a essas questões nos próximos quatro dias.
Foram exibidos vídeos com mensagens da presidenta da Confederação Sindical Internacional (CSI), Sharran Burrow, e do Secretário-Ggeral da Confederação Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), Rafael Freire.
João Felício e Kjeld Jakobsen, que dão nome a Plenária, são dois ex-presidentes da CUT que ajudaram a construir a Central e contribuiram fortemente com a luta por direitos da classe trabalhadora no Brasil e no mundo. A homenagem póstuma aos sindicalistas mortos este ano fala do legado que eles deixaram para as próximas gerações de CUTistas.
A 16ª Plenária da CUT vai debater e aprovar Resoluções, entre esta quinta-feira (21) e domingo (24) para construir um plano de lutas em defesa da classe trabalhadora, contra carestia, pela geração de emprego decente e para fortalecer a democracia.
Confira a agenda da 16ª Plenária:
Quinta (21)
08h00 - Abertura da sala
09h – Saudação e acolhida dos delegados/as
09h15 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
10h00 – Conjuntura
Conferência “os desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura e perspectivas futuras” com Dilma Roussef e Celso Amorim
11h00 – Apresentação do Texto Base sobre Conjuntura
11h15 – Intervalo
11h30 – Exposição das forças políticas
12h10 – Intervenções de Plenário
13h30 – Encerramento dos trabalhos do dia
Sexta-feira (22)
08h30 - Abertura da sala
09h – Saudação e acolhida dos delegados/as
09h20 – Estratégia da CUT
Exposição da CSA – Rafael Freire
Apresentação do Texto Base – Carmen Foro
10h20 – Apresentação do projeto “Brigadas Digitais da CUT”
10h40 – Grupos de Trabalho
Intervalo – definição em cada grupo
12h30 – Apreciação e Votação das Emendas sobre tema da Estratégia – Plenário
13h30 – Encerramento dos trabalhos do dia
Sábado (23)
08h30 - Abertura da sala
09h00 – Saudação e acolhida dos delegados/as
09h15 – Projeto Organizativo da CUT
Exposição do presidente Sérgio Nobre
10h00 – Grupos de Trabalho:
Intervalo – definição em cada grupo
13h00 – Apresentação do Projeto CUT/OIT “Investigação, Organização e Fortalecimento dos Direitos e Diálogo Social com os Trabalhadores de Aplicativos de Entrega em Brasília e Recife”
13h30 – Encerramento dos trabalhos do dia
Domingo (24)
08h30 - Abertura da sala
09h00 – Saudação e acolhida dos delegados/as
09h15 – Projeto Organizativo da CUT
Apreciação e Votação das Emendas sobre Projeto Organizativo da CUT
11h15 – intervalo
11h30 - Plano de Lutas
Apreciação e Votação de Emendas ao Plano de Lutas
12h30 – Moções
Apreciação e Votação de Moções
13h00 – Encerramento da 16ª Plenária Nacional
Coordenação Geral da Plenária Carmen Foro e presidente da CUT, Sergio Nobre
Vídeo final