Universidade pode fechar por falta de verbas; Sindicato participa de assembleia
O presidente do Sindicato, Gheorge Vitti, participou, no último sábado (7), de assembleia promovida pelos estudantes da Universidade Federal do ABC, cujo funcionamento está ameaçado por falta de verba. Segundo os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 2013 o orçamento da UFABC era de R$ 126 milhões, quando tinha 9 mil alunos. Agora, com 16 mil matriculados, conta com R$ 37,7 milhões para todas as suas despesas em 2021.
Mais da metade desse valor, ainda de acordo com os estudantes, só foi liberado em maio após pressões da comunidade estudantil e gestores das IFES, mas isso não chega a cobrir 10 meses de gastos da UFABC. Com isso, alertam, a universidade só possui recursos para se manter até o final de outubro. Além da assembleia os alunos promoveram ações de solidariedade, rodas de conversa e panfletagem para denunciar os cortes no orçamento.
O Sindicato apoia a luta e lembra que a universidade é um polo de desenvolvimento importantíssimo para a região. “Defender a educação pública e de qualidade é fundamental, tanto para o Grande ABC quanto para o País. Não vamos permitir mais esse retrocesso do governo Bolsonaro!”, destaca o presidente do Sindicato.