Área restrita

Apoie a abertura da Casa Neon Cunha, espaço de acolhimento de pessoas LGBTQIA+ no ABC

Notícias
Tipografia

Artistas como a cantora Daniela Mercury e atriz Claudia Raia participam de campanha de arrecadação para viabilizar espaço em São Bernardo

Casa NeonNeste junho, mês de visibilidade e orgulho LGBTQIA+, artistas e ativistas se uniram à campanha de arrecadação da Casa Neon Cunha para abrir um espaço físico de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade em São Bernardo. Mesmo ainda sem local próprio, a Casa já atua na região e, no ano passado, com a pandemia de covid-19, cadastrou cerca de 200 pessoas para atendimento psicológico e jurídico e entregou 2.720 cestas básicas e kits de higiene.

Segundo Symmy Larrat, coordenadora da Casa Neon e presidenta da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos),
“o ABC é uma região com presença de pessoas LGBTQIA+ de diversas localidades, vítimas de violência e com sonhos de mudança”, e é preciso uma sede para promover melhor cuidado e atenção a elas.

As demandas, afirma Symmy, são diárias e incluem desde os que “são rejeitados por suas famílias e abandonados pelo Estado”, até a mudança de nome, assistência social e de saúde e “a necessidade de um teto para retomar a vida com dignidade”.

Para Paulo Araújo, cofundador e presidente da Casa Neon Cunha, a criação do espaço vai representar “um sonho aqui no ABC e uma resposta comunitária à ausência estatal”. Ele lembra que a região é escassa em políticas públicas para população LGBTQIA+ e, com esse projeto, é possível “começar a desenhar uma linha para o futuro”. “A gente tem visto o estado de violência aumentar com esse governo LGBTfóbico, então se faz cada vez mais necessário ter uma casa de acolhimento”, enfatiza.

Além de espaço de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ expulsas de casa e/ou em situação de rua, a Casa Neon pretende ofertar abrigo de passagem e atuar no resgate da autonomia e dignidade. Para isso, deverá ofertar serviços de orientação psicológica, social, jurídica, redução de danos e educação social a pessoas LGBTQIA+ da região do ABC, além de firmar parcerias para promover a empregabilidade dessa população.

Apoio – Entre artistas e ativistas que já aderiram à campanha estão as cantoras Daniela Mercury, Zélia Duncan, Linn da Quebrada, Liniker, Jup do Bairro, Urias, a atriz Claudia Raia, a ativista Jurema Werneck e o estilista Isaac Silva, que gravaram vídeos de apoio à ONG.

“Quando a gente doa alguma coisa, algum valor, a gente está sempre doando muito mais do que isso, a gente está doando o que não tem preço: esperança, acolhimento, humanidade. Estou aqui para falar da ONG Neon Cunha, que acolhe e cuida de uma parte da população LGBTQIA+”, afirma Zélia Duncan em um dos vídeos que estão sendo divulgados nas redes da casa ao longo deste mês.

O Sindicato apoia a inciativa e você também pode colaborar, com doações em dinheiro (Banco Bradesco, agência 1844, conta corrente 71301-5, CNPJ 37.211.131/0001-28 (ou Pix, com mesmo número do CNPJ). A meta de arrecadação da campanha é de R$ 200 mil, e as doações também podem ser feitas por meio do link https://abacashi.com/p/abertura-da-casa-neon-cunha

Para saber mais sobre a Casa Neon e sua atuação visite o https://www.instagram.com/casaneoncunha/ e acompanhe seu relatório 2020 em https://www.abglt.org/biblioteca

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS