Assim como ocorre com o Outubro Rosa, para conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama nas mulheres, o Novembro Azul faz o alerta aos homens sobre o câncer de próstata. A doença está entre as duas mais comuns entre o gênero masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O diagnostico rápido e a prevenção são as grandes armas contra a doença. Os sintomas podem demorar a se manifestar, por isso os exames preventivos - de toque e o de sangue, conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA) - são fundamentais para a descoberta precoce. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que, a partir dos 50 anos, os homens procurem o especialista para os exames anuais. Pacientes com histórico familiar da doença devem procurar o médico mais cedo, pelo menos a partir dos 45 anos de idade.
Entre os principais sintomas estão a dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina O INCA estima que em 2020 os casos podem chegar a mais de 65.800. Em 2018, 15.576 homens morreram em decorrência da doença, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. No Brasil, foi lançada oficialmente em 2008, no 35º Congresso Brasileiro de Urologia.