Área restrita

Sindicato faz atividades em agências de Santo André nesta terça, 27

Notícias
Tipografia

Entre os locais visitados estão os bairros Santa Therezinha e Utinga

O Sindicato dá prosseguimento nesta terça, 27, às ações contra as demissões nos bancos, denunciando que continuam a lucrar e desrespeitam o compromisso que tinham com a categoria de não promover cortes na pandemia. Os protestos são realizados em bairros de Santo André, em agências de Santa Therezinha e Utinga.

As atividades contra as demissões começaram no início deste mês e já atingiram todas as cidades da região. Elas reforçam uma campanha nacional contra as demissões no setor lançada pela Contraf-CUT.

As dispensas começaram pelo Santander, em junho, somando 1.063 trabalhadores demitidos pela instituição. Já o banco Bradesco começou com o processo de corte em outubro, atingindo 70 trabalhadores. E no Itaú foram quase 200 bancários despedidos. Itaú, Bradesco e Santander são os três maiores bancos privados do País.

De acordo com do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, os bancos demitiram mais de 12 mil neste ano, contra 11.405 contratações, com saldo negativo de 1.389 postos de trabalho fechados. No levantamento do Caged para os meses de junho, julho e agosto fica claro que aumentou o ritmo das demissões na categoria, pois em junho foram registradas 1.363 demissões, número que sobe para 1.634 em julho e atinge 1.841 em agosto.

Além das ações nas agências a campanha também prossegue virtualmente, com tuitaços e publicações nas redes sociais. Para participar, use as hashtags #BancosParemAs Demissões ou #QuemLucraNãoDemite.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS