PLS quer dar legalidade a operações e manobras que transferem recursos públicos para instituições financeiras
A Auditoria Cidadã da Dívida tem entre seus objetivos monitorar a dívida pública brasileira (interna e externa, federal, estaduais e municipais, com base no que estabelece a Constituição Federal de 1988). Assim, estão entre seus objetivos exigir transparência do orçamento fiscal, promover estudos relacionados ao tema no País e internacionalmente, popularizar a discussão sobre o endividamento público, estabelecer relações com entidades afins e esclarecer e mobilizar a sociedade para que tome conhecimento do assunto e possa participar ativamente de projetos e votações.
A entidade foi criada logo após o Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil em setembro do ano 2000 em 3.444 municípios. À época 6.030.329 cidadãos participaram do plebiscito, sendo que mais de 95% votaram não à manutenção do acordo com o FMI, não à continuidade do pagamento da dívida externa sem a realização da auditoria prevista na Constituição e não à destinação de grande parte dos recursos orçamentários aos especuladores.
Desde então a Auditoria Cidadã da Dívida é coordenada por Maria Lucia Fattorelli, além de contar com a colaboração de grande número de cidadãos e entidades da sociedade civil – a participação, inclusive é aberta a todos aqueles que se preocupam com o agravamento dos problemas nacionais, dentre os quais o endividamento público.
Recentemente, a auditoria apresentou estudo que comprovava que não havia déficit na Previdência, justificativa usada pelo governo e seus aliados para mudar para pior a aposentadoria e seguridade social dos brasileiros. Outro tema em foco pela auditoria diz respeito ao PLS 204/2016, projeto em tramitação na Câmara dos Deputados já aprovado no Senado que visa dar legalidade a uma série de operações e manobras para transferir recursos públicos para bancos privilegiados, além de imensos prejuízos às finanças públicas.
Para saber mais e conferir publicações e vídeos sobre esses e outros temas acesse o site da entidade - https://auditoriacidada.org.br/ - Nele também é possível encaminhar e-mails aos parlamentares, pressionando para impedir novos prejuízos ao povo brasileiro.