Área restrita

Bradesco e Santander lideram lista de reclamações no BC

Notícias
Tipografia

Resultado é significativo, porque bancários também estão descontentes e denunciam casos de assédio

Bradesco e Santander voltaram a liderar a lista de bancos com mais reclamações de clientes e usuários no terceiro trimestre deste ano, se consideradas as cinco maiores instituições financeiras do País (Bradesco, Caixa, Itaú, Banco do Brasil e Santander). O ranking é do Banco Central. O Bradesco registrou um índice de 24,16 e, o Santander, 21,03. “Bradesco e Santander são também bancos dos quais recebemos muitas denúncias relativas a assédio moral. É significativo estarem no topo do ranking, pois revela que há descontentamento entre funcionários e clientes”, afirma o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira. Os dois principais bancos públicos do País – Caixa e BB – vêm logo depois, com 19,13 pontos e 18,97 pontos, respectivamente. São seguidos pelo Itaú, com 14,46. Todas as cinco instituições financeiras, contudo, reduziram a proporção de reclamações na comparação com o trimestre passado. O índice leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes.

O líder de reclamações no segundo trimestre entre as instituições de grande porte (mais 4 milhões de clientes) continua a ser o Banco Pan. Entre os de menor porte o ranking continua a ser liderado pela Facta Financeira, seguida pelo conglomerado Safra e banco Continental. Os principais motivos de reclamações foram oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e crédito.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS