O Sindicato tem recebido denúncias de que estagiários de alguns bancos estão sendo submetidos a cumprimento de metas e, ainda, são ameaçados a não efetivação como bancários, caso essas metas não sejam alcançadas.
“É bom lembrar que o estágio é regulamentado pela da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 e tem como premissa ser um complemento de ensino dentro de um local de trabalho, portanto, ao submeter às atividades do estagiário ao atingimento de metas, aspectos importantes das funções são deixadas de lado”, explica Teresa Cristina Malosso, diretora do Sindicato. No estágio as experiências laborais devem ser as mais diversas possíveis e de forma mais didática, a formação vem em primeiro e em segundo lugar.
O mesmo raciocínio vale para os aprendizes que, muitas vezes, ficam meses no banco apenas como, “auxiliares de autoatendimento" (SIC), ou em funções onde os bancos consideram que sequer vale a pena contratar alguém para exercê-las. “Essa situação se torna mais grave ainda quando a contratação é de menor aprendiz (crianças e adolescentes)”, finaliza Teresa Cristina Malosso.
Se você presenciar algumas dessas atitudes ou se sentir pressionado, denuncie ao Sindicato para que medidas possam ser tomadas.