Área restrita

Audiência em defesa das empresas públicas é realizada em Mauá

Notícias
Tipografia

Evento aconteceu na Câmara Municipal com apoio do vereador Marcelo Oliveira (PT)

Como já ocorrido anteriormente em São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, nesta quarta-feira (25) foi o dia de Mauá realizar Audiência Pública em Defesa dos Bancos Públicos.

O evento, organizado pelo Sindicato por intermédio do vereador Marcelo Oliveira (PT), aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de sindicalistas de várias categorias, além de parlamentares e trabalhadores em geral.

Participaram da mesa além do vereador Marcelo Oliveira (PT), que conduziu a audiência, Belmiro Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC; Leonardo Quadros, da Apcef-SP; Alexandre Castilho, do Sindipetro; Maria Rita Serrano, representante dos trabalhadores no CA da Caixa; Débora Fonseca, representante dos funcionários do Banco do Brasil no Caref.

O evento, que foi aberto com apresentação musical realizada por bancários teve como objetivo central, esclarecer a sociedade sobre as consequências da privatização e desmonte das empresas públicas realizadas pelo atual governo federal.

Como ocorrido em outras audiências, a importância dos bancos públicos para o município foi abordada por Leonardo Quadros que apresentou dados sobre Mauá. “Os bancos públicos representaram no ano passado 88% dos créditos concedidos aos moradores da cidade e, 98% dos créditos imobiliários, foram cedidos pela Caixa”, afirma o representante da Apcef-SP.

Alexandre Castilho explicou que a Petrobrás nasceu para atender os interesses do povo brasileiro, pois gera recursos para políticas públicas. “A quantidade de ataques sofridos pela empresa é uma ameaça à soberania nacional, pois recursos oriundos da Petrobrás, principalmente após o pré-sal, geram recursos para serem investidos em políticas públicas no País”, disse o diretor do Sindipetro-SP.

Débora Fonseca afirmou a importância de levar essa discussão para a população principalmente para informar sobre o quanto a privatização dos bancos públicos podem afetar o custo de vida. “O financiamento para o agro negócio realizado pelo Banco do Brasil, que representa aproximadamente 70% do total de empréstimos para o setor, colabora para que os custos dos alimentos não sejam tão altos e, consequentemente se tirarmos isso, a população vai pagar mais caro nos produtos alimentícios”, explica.

Rita Serrano disse que esses debates sobre as empresas públicas é fundamental para jogar sementes passando informações para que brotem e processo de resistência cresce. “Nós vamos ter que resistir muito contra essa onda de privatizações, e é uma pena que as pessoas só vão se dar conta da tragédia quando sentirem na pele os efeitos desse processo de desmonte do patrimônio público”, disse a representa dos funcionários no CA da Caixa, que aproveitou a audiência para explicar também a medida do governo em liberar o saque do FGTS. “Parece uma medida muito boa, no entanto esconde uma série de consequências para o trabalhador que serão sentidas mais pra frente”, disse.

Após as falas dos membros da mesa, foi aberto para que os presentes também pudessem se manifestar e, todos os que usaram do microfone para expor suas opiniões, abordaram a importância das empresas públicas em vários aspectos.

Após as falas dos presentes, o presidente do Sindicato agradeceu a presença de todos e disse sobre a importância desse debate, pois isso está acima de qualquer ideologia. “Enquanto o povo fica preocupado em discutir a questão do ódio, se somos verde e amarelos ou vermelhos, o governo entrega as empresas nacionais e a nossa soberania para a iniciativa privada”, disse Belmiro Moreira.

Por fim, após mais uma apresentação musical, o vereador Marcelo Oliveira disse que vai apresentar na próxima semana na Câmara Municipal uma moção de apoio as empresas públicas. “Na próxima terça-feira, vou apresentar aqui nesta casa uma moção de apoio em defesa das empresas públicas para que se possa dialogar com todos os vereadores da cidade, a importância da defesa do patrimônio nacional”, finalizou o vereador.

A audiência teve transmissão ao vivo pela página do Sindicato no Facebook. Veja abaixo o vídeo da íntegra do evento.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS