O Sindicato sediará na próxima quinta-feira, 25, atividades na Sede Social para celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela, a líder do Quilombo de Quariterê e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
O evento, organizado pela CUT/ABC, terá início às 18 horas com uma roda de conversa com o tema: Mulheres Negras, Vidas Negras, importam! “Lembrar o 25 de julho e a luta do quilombo liderado por Tereza de Benguela é não esquecer jamais a luta das mulheres negras”, diz Inez Galardinovic”, diretor do Sindicato.
Além da Roda de Conversas, o evento contará com Exposição Afro e atividades culturas. A Sede Social do Sindicato fica na rua Xavier de Toledo, 268 – Centro de Santo André.
Tereza de Benguela foi uma rainha do século XVIII. Estrategista militar e dirigente política, esteve à frente do Quilombo de Quariterê, localizado no território que hoje corresponde ao Vale do Guaporé, no estado do Mato Grosso. Estabeleceu em seu quilombo uma forma de governar que funcionava à semelhança de um parlamento, com deputados, um conselheiro, reuniões e uma sede, como atestam documentos da época, especialmente os “Anais de Vila Bela” . O Quilombo de Quariterê existiu de 1730 a 1795, e a liderança de Benguela vigorou até 1770, quando foi presa e morta pelo Estado.