Área restrita

Assédio moral no Itaú: Sindicato está de olho

Notícias
Tipografia

Banco tomou medidas contra ocorrências após intervenção sindical; ambiente melhorou, mas há nova denúncia 

assédioEm junho desse ano o Sindicato recebeu várias denúncias de assédio moral baseadas na “Cultura do Medo” promovida pela gestão da área comercial do Itaú (em Santo André e São Caetano). Algumas já haviam sido feitas há algum tempo, mas, com a pronta intervenção do Sindicato, as ocorrências tinham parado.

Porém, segundo trabalhadores e trabalhadoras, os casos haviam retornado de forma mais incisiva. Com a ajuda dos funcionários, através de denúncias anônimas e de conversas dos diretores com os bancários na base, o Sindicato conseguiu então provas suficientes para formalizar a denúncia via instrumento da nossa CCT, na cláusula 53 (Mecanismos de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho), da qual o Itaú-Unibanco é signatário.

Em 15 de agosto o banco deu retorno sobre a investigação realizada pelo ombudsman, que confirmou as denúncias. O Sindicato fez uma série de exigências para que cessassem imediatamente os abusos cometidos, e o banco acatou boa parte das reivindicações. Tanto assim que, desde então, os bancários vinham relatando que havia melhorado muito o clima nas agências, segundo o diretor Darci Torres Medina, o Lobão.

Agora em novembro terminaram as ações que o banco se comprometeu a tomar, marcando a última etapa desse caso. Porém, justamente na finalização do processo, o Sindicato recebeu novas denúncias de funcionários que se sentiram coagidos e constrangidos. “Imediatamente entramos em contato com o banco cobrando uma atitude. O Sindicato pede aos trabalhadores e trabalhadoras que fiquem atentos e informem qualquer ocorrência à entidade”, destaca a diretora sindical Adma Gomes.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS