Acordo para garantir a validade da CCT até que outra seja assinada; defesa dos empregos e manutenção de direitos são prioridades na pauta
A pauta de reivindicações da categoria bancária foi entregue ontem (13) pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban. E bancários e banqueiros já acertaram a data da primeira rodada de negociação: será no próximo dia 28, pela manhã.
Este ano, a Campanha tem como mote Todos por direitos! É a primeira a ser realizada após a vigência da lei trabalhista de Temer e seus aliados no Congresso Nacional. Com as consequências nefastas da nova lei, uma das principais preocupações da categoria é garantir todas as conquistas já previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Outra preocupação é manter o princípio da ultratividade, extinto pela nova lei. Ele determina que um acordo continua valendo até a assinatura do próximo. A CCT dos bancários tem validade até 31 de agosto, um dia antes da data-base da categoria.
Entre os itens econômicos da pauta de reivindicações deste ano estão o reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas. Há também a inclusão de nova cláusula, prevendo que as diferentes modalidades de jornada e contratações da lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.
Além disso, os bancários também aprovaram em seus vários encontros realizados pelo País a luta pela manutenção dos bancos públicos e da democracia no Brasil.
BB e Caixa - O Comando Nacional dos Bancários também já entregou as pautas de reivindicações específicas do Banco do Brasil e da Caixa.
Com informações do Seeb SP