Área restrita

Sindicato participa de atividades de lançamento da Campanha Nacional 2018

Notícias
Tipografia

 

Lançamento nesta quarta, 13, teve atividade lúdica e entrega da pauta de reivindicações à Fenaban; diretores do Sindicato lembram que mobilização da categoria é fundamental

Um ato lúdico realizado no Largo da Batata, em São Paulo, no final da manhã desta quarta, 13, marcou oficialmente o lançamento da Campanha Nacional 2018 da categoria bancária. A pauta de reivindicações foi entregue na sede da Fenaban no início da tarde. Os diretores do Sindicato participaram das atividades e lembram que só com a participação de todos os bancários será possível garantir e ampliar direitos para todos.

"Hoje foi um dia muito importante para a Campanha Nacional deste ano, pois após as reivindicações serem discutidas no Congresso Nacional e aprovadas pelos bancários, entregamos a minuta para a Fenaban, Caixa e Banco do Brasil. Agora, o importante, é manter a mobilização e continuarmos na luta para garantir nossos direitos e por novas conquistas, por isso convoco os bancários da Região a participarem das atividades que iremos realizar nos próximos dias. Todos por tudo", disse o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.

O ato que marcou o lançamento da Campanha Nacional 2018 fez alusão à Copa do Mundo, que terá início amanhã. Entraram “em campo” as equipes Todos Por Direitos Futebol Clube, representando os trabalhadores, e a Ganância Futebol Clube, composta por empresários, banqueiros e o “vampirão” Michel Temer. A Todos Por Direitos, felizmente, venceu a partida por 3X1, mas para que o resultado se repita na campanha será necessária muita organização e disposição de luta da categoria.

Afinal, esta é a primeira campanha nacional depois da reforma trabalhista, que passou a vigorar em novembro passado. Apoiada pelos bancos, a nova lei resultou na retirada de uma série de direitos dos trabalhadores, e busca enfraquecer sua organização frente aos patrões. Um dos direitos anulados pela reforma foi um princípio chamado ultratividade, que garantia a validade do acordo coletivo até a renovação do documento. Assim, todos os direitos previstos na CCT estariam ameaçados após 31 de agosto, data de sua validade.

Justamente para evitar que isso ocorra, a Campanha Nacional foi antecipada para junho. E o Comando Nacional dos Bancários também entrega à Fenaban uma proposta de pré-acordo para garantir que a CCT 2016/2018 continue valendo até que outra seja assinada; ou seja, para que a ultratividade continue valendo para os bancários.

Entre os itens da pauta de reivindicações deste ano estão o reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas e uma nova cláusula, prevendo que as diferentes modalidades de jornada e contratações da lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários. Além disso, os bancários aprovaram em seus vários encontros realizados pelo País a luta pela manutenção dos bancos públicos e da democracia no Brasil.

Fonte: Redação, com informações do Seeb SP

1

Entrega da Minuta para Fenaban

2

Entrega da minuta para Caixa

2b

Entrega da minuta para Banco do Brasil

345 15 25 35 45 55 65 75 8

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS