Área restrita

Maio Lilás alerta para importância dos sindicatos e participação dos trabalhadores

Notícias
Tipografia

Campanha destaca papel das entidades e necessidade de engajamento dos trabalhadores na defesa de seus direitos após reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou ontem (7) a campanha Maio Lilás, que lembra a importância da liberdade sindical e participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos. As ações da campanha incluem debates, exposições, iluminação de prédios públicos, lançamento de revista e do site que traz informações sobre a "reforma" trabalhista, entre outras atividades promovidas pela Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) e regionais nos estados.

O lançamento contou com uma mesa-redonda sobre o tema "Liberdade sindical e reforma trabalhista". O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, afirmou, na abertura do evento, que a campanha ganha relevância após as mudanças promovidas pela lei 13.467/2017, que entrou em vigor em novembro do ano passado, já que, agora, “caberá às entidades, aos seus dirigentes, mas principalmente a seus trabalhadores papel extremamente importante”.

Ao longo do mês cada procuradoria regional terá uma programação local para o Maio Lilás. Entre as atividades previstas estão a iluminação das sedes com a cor lilás. Também serão distribuídos exemplares da mais recente edição do "MPT Quadrinhos" sobre sindicatos, bem como promovidos fóruns, debates e exposições sobre o tema. A cor é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos em Nova York, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio estaria sendo confeccionado tecido da cor lilás.

Fontes: Rede Brasil Atual /SJSP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS