Presidente e Secretário Geral do Sindicato participaram de assembleia no domingo
No último domingo, 8, mais de oito mil famílias participaram de assembleia na ocupação Povo Sem Medo em São Bernardo do Campo e, depois de superar por sete meses pressões do poder público, vizinhos, polícia entre outros, deixam a área com a conquista de quatro terrenos na Região e, agora, iniciam a mobilização para que a construção das moradias seja uma realidade. O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, e o secretário Geral, Gheorge Vitti, participaram da assembleia e ratificaram o apoio que a entidade deu nestes meses de ocupação.
“Foram meses de superação que mostraram a força que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto tem na luta por moradia e o Sindicato dos Bancários do ABC apoiou essa causa, pois também luta por dignidade e cidadania para a população”, disse Belmiro.
O artigo 6º da Constituição federal, que trata dos direitos sociais, garante que todos os brasileiros têm direito à moradia. “Isso significa que a partir desse artigo o Estado brasileiro está obrigado a implementar e executar políticas públicas que tornem a moradia um direito mínimo de cada brasileiro”, completa o presidente do Sindicato.
Durante a assembleia as famílias receberam uma cópia do acordo firmado entre o MTST e o governo do estado de São Paulo garantindo a cessão dos quatro terrenos, um em São Bernardo do Campo, dois em Mauá e outro em Diadema. O próprio movimento será o responsável pelo projeto das moradias. Agora, uma das principais reivindicações é que as obras sejam financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida Entidades, na chamada Faixa 1, para famílias com renda mensal de até R$ 1.800.