Situação piorou ainda mais após o deslocamento de caixas para outras funções; há conflitos com clientes e até gerentes de outros setores têm de ajudar
A área de atendimento no Santander vive um verdadeiro caos com a falta de funcionários. Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, e constatadas pelos diretores, as baterias de caixas das agências ficam invariavelmente superlotadas durante toda a semana, e em alguns casos até gerentes que não são do setor têm de ajudar.
“Desde que os caixas foram deslocados para outras funções (como gerentes de Negócios e Serviços), o problema vem aumentando. Há até relatos de desentendimentos entre clientes e funcionários, que correm inclusive o risco de ser agredidos”, explica o diretor sindical Itamar José Batista.
Outro fator preocupante destacado pelo diretor é o número de bancários adoecidos dentro das unidades com receio de afastamento. “O Sindicato tem um médico de plantão que pode orientar os trabalhadores lesionados, bastando agendar a consulta”, ressalta Itamar.
Apesar das muitas tentativas de diálogo, o Santander tem se mostrado intransigente nas negociações, sejam elas coletivas ou individuais, o que aponta o caminho jurídico como uma das táticas para resolução das questões. Foi o que ocorreu, por exemplo, com o recente caso das “doações” compulsórias estabelecidas pelo banco, que queria descontar 1% da PLR de seus trabalhadores para o programa “Sonhos que transformam”, iniciativa brecada após o movimento sindical conquistar liminares em favor dos bancários.