Atividade acontece nesta sexta, 13, e traz ainda análise de conjuntura econômica do País, dados sobre a categoria bancária e perspectivas para o banco público
O Sindicato sedia nesta sexta, 13, em sua sede social, um encontro que marca a posse dos novos delegados e delegadas sindicais da Caixa. É uma atividade que será realizada durante todo o dia e tem a participação de representantes de outras entidades, como a CUT-SP e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.
“O delegado sindical atua como elo entre os trabalhadores e o Sindicato, sendo responsável por receber e encaminhar as demandas que surgem no cotidiano. Sua atuação fortalece a organização no local de trabalho, fundamental para garantir nossos direitos e avanços”, aponta o presidente do Sindicato, Gheorge Vitti.
Durante a manhã, o encontro contou com uma a análise de conjuntura do País, feita pelo presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart (CUT/SP); uma apresentação sobre a categoria bancária e o uso da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, pela economista Vivian Machado, do Dieese; e uma avaliação do atual cenário e perspectivas para a Caixa.
Suzart destacou, entre outros itens, a importância de o Banco Central reduzir a taxa de juros Selic para que o Brasil possa volta a crescer, possibilitando investimentos e geração de empregos.
Foram apontadas iniciativas recentes que beneficiarão a classe trabalhadora, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil (a partir de 2026) e a taxação maior das altas rendas, para reduzir a concentração de renda e a pobreza.
Já especificamente sobre a categoria bancária, a economista do Dieese falou sobre a redução do emprego – enquanto os bancários perderam 70 mil postos, outros segmentos do ramo financeiro tiveram crescimento entre 2012 e 2021.
Caixa – No tema cenário e perspectivas para o banco público foram abordadas questões do Saúde Caixa, Funcef, as funções de caixas e tesoureiros e a rotina de trabalho, todas importantes para os empregados e para os delegados empossados.
“São apresentações e debates de excelente qualidade, seja como cidadãos brasileiros, bancários ou empregados da Caixa. As discussões colaboram para a formação dos novos delegados, que terão muitos desafios pela frente e sabem que poderão contar sempre com o Sindicato”, destaca o diretor de Relações Sindicais da entidade, Hugo Saraiva.
Já a secretária de Formação, Inez Galardinovic, enalteceu a diversidade de funções e de gênero entre os novos delegados sindicais da Caixa.
As eleições foram realizadas de 14 e 18 de outubro, de forma virtual, e os eleitos cumprem mandato de 23 de outubro de 2024 a 22 de outubro de 2026.
São 34 titulares e 8 suplentes, entre agências, agências digitais e áreas meio. Saiba quem são eles clicando AQUI.