Área restrita

Furtos na Caixa: banco deve investir em segurança e não jogar responsabilidade de proteção patrimonial para os empregados

Caixa
Tipografia

Casos estão ocorrendo nas últimas semanas, inclusive na nossa região

 

banco deve investir em segurançaO Sindicato tomou conhecimento de que há algumas semanas estão ocorrendo furtos de equipamentos durante a madrugada em várias agências da Caixa. Na nossa região já foram registrados casos em Santo André, nas agências Hortênsias e Parque das Nações, entre outras. Os ladrões levam PCs e notebooks, o que fez com que o banco enviasse recomendações aos empregados via CISEP, sua área de segurança.

Uma dessas recomendações é que os trabalhadores guardem, se possível, os equipamentos em armários com chave. No entanto, em alguns locais os gestores estão emitindo Ordem de Serviço (OS) determinando que todos façam isso, e que “a não observância dos procedimentos pode ensejar em eventual processo de apuração de responsabilidades”. 

“Com isso, transferem a responsabilidade de cuidar do patrimônio, que é da Caixa, para o empregado, o que é inadmissível”, aponta o diretor de Relações Sindicais do Sindicato, Hugo Saraiva. Já o presidente da entidade, Gheorge Vitti, aponta que ninguém é obrigado a assinar a OS muito menos pode ser punido por uma responsabilidade que é do banco, não do empregado. “Os bancos investem cada vez menos em segurança e depois querem responsabilizar o trabalhador? É incoerente”!, avalia.

Além disso, um novo problema foi criado com essa determinação: os bancários acabam batendo ponto ao final do expediente e depois têm de desmontar os equipamentos para guardá-los, extrapolando a jornada. Nesse caso, a orientação do Sindicato é que o empregado bata o ponto antes do fim da jornada e nesse tempo restante faça o desmonte e guarda dos equipamentos. Os minutos sem registro devem ser abonados pelos gestores. “Se houver qualquer discordância para fazer o abono ou qualquer punição o empregado deve entrar em contato com o Sindicato imediatamente”, orienta a diretora de Formação, Inez Galardinovic.

Há ainda uma outra consequência: como são desmontados, muitos equipamentos não fazem a atualização durante o período noturno, e já há registros de perda de domínio. “Quem tem que solucionar o problema é o responsável pelo patrimônio; ou seja, a Caixa, que precisa investir em segurança. Nenhuma punição pode recair sobre os empregados, nem no caso da guarda dos equipamentos nem em eventuais problemas por falta de atualização das máquinas e, muito menos, com extrapolação da jornada”, conclui o diretor de Comunicação do Sindicato, Belmiro Moreira.

Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a entidade.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS