Dinheiro vai para saúde, esporte, cultura, meio ambiente e recapeamento asfáltico na cidade, evidenciando importância dos bancos públicos no Brasil
Bancos públicos como a Caixa e o BB estão por trás de investimentos em praticamente todas as cidades brasileiras. Em Santo André, por exemplo, a Prefeitura acaba de assinar contrato de R$ 60 milhões com a Caixa por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O dinheiro será utilizado na execução de obras de infraestrutura por todo o município nas áreas da saúde, esporte, cultura, meio ambiente e no recapeamento asfáltico, com o programa Rua Nova.
Entre as obras que serão possíveis com o dinheiro estão recapeamento em mais de uma dezena de bairros, modernização das unidades de Saúde, reforma da piscina olímpica do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e de espaços culturais como o Teatro Carlos Gomes, Museu de Santo André e Teatro Municipal. “Quando defendemos que os bancos públicos não podem ser vendidos estamos falando justamente desse papel social que possuem. É dinheiro investido em saneamento, infraestrutura; crédito mais barato para quem precisa; programas em educação, moradia, saúde, agricultura. Nada disso viria de um banco privado, que objetiva unicamente o lucro”, aponta o presidente do Sindicato, Belmiro Moreira.