Atividades pela manutenção do banco público e forte acontecem nesta sexta, 26, em todo o Brasil
Bancários de todo o País realizam nesta sexta, 26, Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa. O Sindicato também está nas ruas e agências esclarecendo bancários e sociedade sobre a importância da manutenção do banco 100% público.
“A Caixa, desde sua fundação, no segundo império do Brasil, priorizou o atendimento à população mais necessitada. Nenhum banco privado ´quer´ ou ´está preparado´ para exercer esse papel. A Caixa 100% pública e forte é fundamental para o Brasil”, afirma o diretor sindical e empregado do banco Jorge Furlan.
A ameaça de privatização no banco é real e crescente. A Lotex (Loterias Instantâneas), depois de vários adiamentos, tem seu leilão marcado para maio, o que representará uma perda imensa para os brasileiros, já que a arrecadação é alta e boa parte do dinheiro é investida pela Caixa em programas sociais.
Habitação, infraestrutura, educação, cultura, gestão de programas dos trabalhadores (como o FGTS, por exemplo) são outras atribuições do banco público que correm sérios riscos com as privatizações.
Para saber mais, veja o informativo distribuído nesta sexta pelo Sindicato: