Atividade aconteceu nesta segunda, 10, em Santo André, e contou com a participação de representantes dos trabalhadores bancários
Diretores do nosso Sindicato participaram, nesta segunda, 10 de fevereiro, de atividade no Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André, que reuniu representantes de várias categorias e sociedade em geral para ouvir a palestra de José Dirceu. Ele fez uma análise de conjuntura frente ao avanço da extrema direita.
José Dirceu foi militante estudantil opositor à ditadura nos anos 60 a 80, é advogado e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Também foi deputado estadual e federal por São Paulo e ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro governo do presidente Lula.
Desde o ano passado, Dirceu vem realizando encontros para análise de conjuntura com ênfase na temática. Recentemente, em entrevista ao portal Brasil de Fato, destacou a importância de alianças ao centro para enfrentar a extrema direita, mas “sem que um partido como um PT tenha que ser de centro”.
Sobre as mudanças necessárias, afirmou que “primeiro, a esquerda precisa se unir, porque ela viu o que seria o golpe. Se iam assassinar o Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, imagina o nível de repressão que seria. Segundo, ela tem que se fortalecer de novo no território e aprender a lidar com as redes e a cultura. Terceiro, precisa renovar a juventude. Quarto, ela não pode perder o rumo e a natureza, (precisa) continuar sendo de esquerda, é mudar sem mudar de lado”.
O presidente do nosso Sindicato, Gheorge Vitti, presente ao evento, destacou a relevância do debate. “Para nós, trabalhadores, é importante acompanhar esse nível de análise e discussões do mundo político, porque sabemos que as transformações do mundo do trabalho passam também pelo Congresso Nacional. Isso significa que precisamos nos qualificar cada dia mais, inclusive para poder escolher representantes que possam também levar nossa pauta, a pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras, para a esfera política”, afirma.
Gheorge também aproveitou a oportunidade para entregar a Dirceu a agenda 2025 distribuída aos bancários na região, que neste ano traz como destaques a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da democracia.
Clique AQUI e veja mais fotos!