Denúncias de trabalhadores revelam condições de trabalho insuportáveis
O aumento da temperatura nos últimos anos e as ondas de calor que duram vários dias, como a que ocorre nesta semana, vêm agravar um problema que se repete a cada verão: as más condições dos aparelhos de ar condicionado nas agências bancárias, tornando os locais insuportáveis para bancários e clientes.
O Sindicato recebeu denúncia de casos em agências do ABC e acionou os setores competentes em busca de solução. Uma norma específica, a NR-17, trata dessa situação, estabelecendo que as empresas devem “adotar medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho”.
Esta mesma NR regulamenta a limpeza e manutenção dos aparelhos e alerta que, em caso de descumprimento, os trabalhadores devem denunciar. “O Sindicato acompanha os desdobramentos dos casos já conhecidos e deve ser procurado imediatamente se o problema estiver ocorrendo em sua agência. Ninguém deve ser submetido a condições de trabalho que afetam a saúde, como as temperaturas extremas”, orienta a secretária de Formação da entidade, Inez Galardinovic.